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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Caloti, Vinícius de Aguiar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-29T16:56:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-29T16:56:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma intervenção arqueológica no Sambaqui do Rio Preto, Presidente Kennedy, para p trabalho com educação patrimonial na EMEIEF Bery Barreto de Araújo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704917 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao partilharmos da concepção que os espaços territoriais são documentos vivos, que nos permitem um leque de interpretações, ensejando múltiplas possibilidades educacionais e cientes de que a memória e o esquecimento são construções sóciohistóricas e culturais, empregamos o patrimônio cultural kennediense, enfaticamente os sambaquis, como um tema gerador articulado com os temas transversais diversidade cultural e meio ambiente - que permeiam a BNCC - na oferta de uma formação continuada em educação patrimonial emancipatória, de modo a construir ricos diálogos com os direitos humanos, da perspectiva da pedagogia libertadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos no transcurso de duas campanhas arqueológicas e socializados em uma formação continuada para 50 professores da EMEIEF Bery Barreto, Presidente Kennedy-ES. Nesse contexto de interlocução com professores que atuam em escolas nas proximidades de sítios arqueológicos, aplicamos 40 questionários e realizamos entrevistas informais semiestruturadas com os referidos docentes. Os resultados das campanhas arqueológicas foram abordados da perspectiva da Arqueologia Pós-processual e os dados colhidos na formação foram abordados da perspectiva da análise de conteúdo. Concluímos que outras novas frentes de atuação devem ser implementadas, visando à proteção do patrimônio cultural local, enfaticamente os sítios de tipo sambaquis. São necessárias também ações de educação patrimonial na região, com vistas à renegociação das categorias das identidades e culturas locais, com o propósito de promover os direitos à história, à memória social, à tradição, às identidades culturais, à diversidade, à preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente kennediense, na constituição de possíveis arranjos produtivos locais. Nosso produto educacional partiu das representações sociais dos docentes sobre o patrimônio cultural local e, de modo democrático-coletivo, materializou-se em um guia didático para educação patrimonial, destacando os sambaquis, a partir de um processo dialógico focalizado na formação de professores da EMEIEF citada. Palavras-chave: Sambaquis. Patrimônio arqueológico. Educação patrimonial. Espaços de educação não formal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sambaquis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio arqueológico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não forma | pt_BR |
Título: dc.title | Uma intervenção arqueológica no Sambaqui do Rio Preto, Presidente Kennedy, para p trabalho com educação patrimonial na EMEIEF Bery Barreto de Araújo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO_EDUCACIONAL_Cultura_Patrimônio_Direitos_Humanos.pdf | 13.06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704917/1/PRODUTO_EDUCACIONAL_Cultura_Patrimônio_Direitos_Humanos.pdfDownload |
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