MATILDAS, TEREZAS, OPHÉLIAS E CAMILAS: PROTAGONIZANDO MULHERES DO SÉCULO XX NO ENSINO DE HISTÓRIA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rosiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-28T17:52:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-28T17:52:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-
identificador: dc.identifier.otherRosianeFerreiraDaSilva_Dissertpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704898-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se constitui na análise do silenciamento e sub-representação das mulheres no livro didático e também na análise dos saberes prévios dos estudantes, evidenciando as atuações e os protagonismos das mulheres durante o século XX no Brasil através das Histórias em Quadrinhos que podem ser utilizadas como ferramentas de ensino aprendizagem para ser trabalhada dentro do Ensino de História. O recorte espaço temporal definido foi o Brasil no século XX, devido ao fato do 9° ano do ensino fundamental II estudar acontecimentos que ocorrem no citado século até os dias atuais. Houve a aplicação de dois questionários, cujo objetivo foi constatar a percepção dos/das discentes acerca das mulheres e o seu conhecimento prévio de modo geral. Também houve a análise do livro didático utilizado pelas escolas municipais Maria do Carmo e João Jacinto da cidade de Bayeux/PB a fim de perceber como as mulheres estão representadas. O livro didático é o Estudar História: das origens do homem à era digital da editora moderna cujas autoras são Barreto e Braick (2018). Para fins de discussão e compreensão das problemáticas deste trabalho, estabelecemos diálogos com obras organizadas por Mary Del Priori (2004), Carla Bassanezi e Joana Maria Pedro (2013), no que diz respeito à abordagem das atuações históricas das mulheres no século XX, além de Koselleck (2006), Hartog (2013), Albuquerque (2019), entre outros autores que abordam sobre História e Ensino de História. Para a discussão sobre aprendizagem histórica e histórias em quadrinhos no ensino de História, dialogaremos com Bittencourt (2008), Vygotsky (2001, 2010), Paulo Freire (2002) (2019), Rubem Alves (2000), entre outros. Como resultado deste trabalho, foram elaboradas quatro histórias em quadrinhos que protagonizam, cada uma delas, personagens femininas, as quais são: Matilda, Tereza, Ophélia e Camila interligadas com narrativas e contextos nacionais abordados pelo LDH analisado nesta pesquisa, a fim de serem utilizadas como material paradidático de apoio ao livro didático de História. As HQs deste trabalho fora ilustradas de modo voluntário pelo designer Fabiano Gomes,e pelas designers Jaqueline Souza e Marcelle Irineu.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuadrinhospt_BR
Título: dc.titleMATILDAS, TEREZAS, OPHÉLIAS E CAMILAS: PROTAGONIZANDO MULHERES DO SÉCULO XX NO ENSINO DE HISTÓRIA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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