
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SANCHEZ, SABRINA NAIR | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CAMPO-MONTALVO, ELENA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | GUZMÁN, CLAUDIA-ALEJANDRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARRO-PÉREZ, MAGALÍ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SEVILLA-VELLÓN, MARIÁN FERNÁNDEZ DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PÉREZ-DÍAZ, SONIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-29T11:59:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-29T11:59:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704895 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | RESUMEN: Este artículo refleja los resultados obtenidos tras aplicar una encuesta a muestra de 741 estudiantes de nuevo ingreso en dos universidades, una europea, Universidad de Alcalá en España, y otra latinoamericana, Universidad Nacional de Córdoba en Argentina. Esta encuesta fue diseñada con el objetivo de analizar las habilidades digitales de los estudiantes que acceden a las titulaciones de ingeniería, considerando las cinco áreas clave de competencias digitales definidas en el marco europeo DigComp 2.1 para la ciudadanía, adaptándolo a las necesidades de la educación superior. Los resultados extraídos han permitido caracterizar el nivel de competencias digitales adquiridas por los estudiantes de dos regiones claramente identificadas por su diversidad económica, social y cultural. Se han observado distintos comportamientos entre los sujetos experimentales, dado que los estudiantes españoles presentan un mayor nivel de competencias digitales, frente a los argentinos. Esta tendencia se mantiene en la mayoría de las áreas particulares de las competencias evaluadas, siendo de mayor significación el área de resolución de problemas y la de creación de contenidos digitales. En todo caso, los hallazgos encontrados en esta investigación han determinado que los estudiantes ingresantes en ambas universidades, reúnen las habilidades digitales necesarias para adaptarse a las necesidades académicas, administrativas y de gestión con las que han innovado ambos sistemas universitarios, consecuencia de la pandemia de COVID-19. Como consecuencia del análisis realizado, es posible afirmar que los estudiantes de ingeniería de ambas instituciones cuentan con las competencias requeridas por la actual transformación tecnológica. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCACIÓN | pt_BR |
| Título: dc.title | COMPETENCIAS DIGITALES DE LOS INGRESANTES UNIVERSITARIOS: ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| COMPETENCIAS.pdf | 117,28 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704895/1/COMPETENCIAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: