Educação corporativa, aprendizagem organizacional e comprometimento organizacional: Uma análise da profissionalização dos recursos humanos do Exército Brasileiro (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, ERICK COZZO BETAT DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-28T11:28:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-28T11:28:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704852-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é analisar em que medida a educação corporativa contribui para a profissionalização dos militares da linha bélica do Exército Brasileiro (EB) através dos cursos de especialização. Observou-se, principalmente, a capacitação contínua dos efetivos de Oficiais de carreira do Exército Brasileiro (EB). Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa no intuito de testar as seguintes hipóteses: H1) Em que medida a capacitação (formação de especialistas) contribui para o exercício das funções nas Unidades do Exército; H2) Quanto do pessoal recém capacitado através dos cursos de especialização e extensão é efetivamente aplicado em áreas que requerem as novas habilidades; e H3) Se o aproveitamento das novas qualificações inicia- se imediatamente após a conclusão dos cursos e estágios, e se não há necessidade de atualização de conhecimentos por afastamentos temporários da atividade. Também foi realizado um estudo de caso sobre o EB seguido de aplicação de questionários semi-estruturados para a população n= 6.437. A amostra foi uma parcela estratificada da população, constituída por n = 1696 que permitiu um nível de significância p ≤ 0,05. O Teste de Igualdade de duas Proporções, ANOVA, o estabelecimento do intervalo de Confiança (IC) e do p – valor foram utilizados a fim de validar os dados. A Comparação Múltipla de Tukey (post hoc) e a correlação de Pearson (r) também foram empregados no intuito de verificar a relação entre fatores e/ou entre perguntas. Através da literatura, foi verificado que o EB realiza Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH), utilizando-se da Educação Corporativa, e dos processos de Aprendizagem Organizacional, tendo como base o Comprometimento Organizacional, fundamentos que permitem manter a instituição atualizada em relação a outros Exércitos. O questionário buscou elucidar questões relativas ao aproveitamento do pessoal capacitado, a relevância e qualidade dos cursos oferecidos pelo EB e às motivações que levam os profissionais das armas a buscarem os cursos de especialização e aperfeiçoamento. Observou-se, por exemplo que o aspecto financeiro não se constitui um fator de extrema relevância para o profissional, denotando que valores intrínsecos atinentes a formação do militar e sua vocação imperam nesse sentido.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpt_BR
Título: dc.titleEducação corporativa, aprendizagem organizacional e comprometimento organizacional: Uma análise da profissionalização dos recursos humanos do Exército Brasileiro (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais