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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, ERICK COZZO BETAT DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-28T11:28:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-28T11:28:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704852 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é analisar em que medida a educação corporativa contribui para a profissionalização dos militares da linha bélica do Exército Brasileiro (EB) através dos cursos de especialização. Observou-se, principalmente, a capacitação contínua dos efetivos de Oficiais de carreira do Exército Brasileiro (EB). Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa no intuito de testar as seguintes hipóteses: H1) Em que medida a capacitação (formação de especialistas) contribui para o exercício das funções nas Unidades do Exército; H2) Quanto do pessoal recém capacitado através dos cursos de especialização e extensão é efetivamente aplicado em áreas que requerem as novas habilidades; e H3) Se o aproveitamento das novas qualificações inicia- se imediatamente após a conclusão dos cursos e estágios, e se não há necessidade de atualização de conhecimentos por afastamentos temporários da atividade. Também foi realizado um estudo de caso sobre o EB seguido de aplicação de questionários semi-estruturados para a população n= 6.437. A amostra foi uma parcela estratificada da população, constituída por n = 1696 que permitiu um nível de significância p ≤ 0,05. O Teste de Igualdade de duas Proporções, ANOVA, o estabelecimento do intervalo de Confiança (IC) e do p – valor foram utilizados a fim de validar os dados. A Comparação Múltipla de Tukey (post hoc) e a correlação de Pearson (r) também foram empregados no intuito de verificar a relação entre fatores e/ou entre perguntas. Através da literatura, foi verificado que o EB realiza Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH), utilizando-se da Educação Corporativa, e dos processos de Aprendizagem Organizacional, tendo como base o Comprometimento Organizacional, fundamentos que permitem manter a instituição atualizada em relação a outros Exércitos. O questionário buscou elucidar questões relativas ao aproveitamento do pessoal capacitado, a relevância e qualidade dos cursos oferecidos pelo EB e às motivações que levam os profissionais das armas a buscarem os cursos de especialização e aperfeiçoamento. Observou-se, por exemplo que o aspecto financeiro não se constitui um fator de extrema relevância para o profissional, denotando que valores intrínsecos atinentes a formação do militar e sua vocação imperam nesse sentido. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação corporativa, aprendizagem organizacional e comprometimento organizacional: Uma análise da profissionalização dos recursos humanos do Exército Brasileiro (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Educação corporativa.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704852/1/Educação corporativa.pdfDownload |
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