Ensino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCottet, Marlize de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-27T19:52:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-27T19:52:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704844-
Resumo: dc.description.abstractAs adaptações literárias quadrinizadas estão sendo produzidas e distribuídas nas escolas para atender a demanda do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Percebendo a presença desse tipo de material nas bibliotecas escolares, esta pesquisa buscou propor uma reflexão sobre o debate de gênero no ensino de História por meio das histórias em quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis do roteirista Wellington Srbek e do ilustrador José Aguiar, publicada em 2017, e a partir disso produzir um material didático voltado para professores de História. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos elementos que compõem o trabalho: o uso da literatura como fonte histórica, o uso da literatura como fonte documental no ensino de História, os estudos de gênero, a questão de gênero em aulas de História, as análises de gênero na literatura, o uso das histórias em quadrinhos no ensino de História e sobre a discussão de gênero nas histórias em quadrinhos. O embasamento teórico acerca da construção de representações ficou a cargo de Roger Chartier, e o debate teórico de gênero foi referenciado em Joan Scott. A análise das linguagens verbais e não verbais (escrita e imagética) das histórias em quadrinhos contribuiu para dimensionar como o feminino e o masculino são representados em diferentes temporalidades e contextos históricos e que visões sexistas e patriarcais persistem como residualidades e reminiscências nos ambientes e materiais escolares, tal qual nas obras literárias quadrinizadas. O resultado das análises propiciou a produção de um material didático para professores que busca contribuir para o debate crítico acerca das representações de gênero no ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.84 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Título: dc.titleEnsino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos