Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Jhonatan Felipe Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-27T19:38:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-27T19:38:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherEnsinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704836-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa busca trazer reflexões acerca de como o ensino sobre o Holocausto pode ser considerado, por excelência, o ensino de um tema histórico sensível. Mas, o que podemos considerar sensível dentro do Ensino de História? Isso envolve pensar como o ensino de história tem se colocado diante dos temas sensíveis e sua utilização no campo da história do presente. Discussões que evidenciam um passado vivo dentro das representações sociais que permeiam a sociedade contemporânea, tendo aqui o holocausto nazista como tema central. Temas sensíveis como o holocausto na sala de aula de história possibilitam aos alunos pensar sobre conflitos e problemas do tempo presente. Dentro de suas singularidades, temos a unicidade do holocausto, mas partindo de sua premissa educativa ele nos faz pensar sobre o hoje, um evento histórico que foi humanamente possível e que muitos dos mecanismos que o engendraram ainda permanecem vivos. O debate sobre os temas sensíveis no Ensino de História nos faz pensar caminhos que direcionam para uma educação mais plural e que dê voz aos alunos, para que entendam as conexões entre o passado/presente, pensando na construção de uma sociedade mais justa e que fale sobre os direitos humanos, e que genocídios não tenham mais espaço. É nessa perspectiva que a visita ao Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro do Brasil voltado a esta temática, se efetiva. Então, visando concretizar os ensinamentos obtidos em sala e com a visita a instituição museal, é que os alunos vão utilizar o material paradidático proposto: Borboletas no Museu: a história de Jana Gofrit, se colocando assim como participantes ativos no processo de construção do conhecimento histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.46 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHolocaustopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas Sensíveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação sobre o Holocaustopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu do Holocausto de Curitibapt_BR
Título: dc.titleEnsinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos