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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Jhonatan Felipe Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-27T19:38:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-27T19:38:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704836 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa busca trazer reflexões acerca de como o ensino sobre o Holocausto pode ser considerado, por excelência, o ensino de um tema histórico sensível. Mas, o que podemos considerar sensível dentro do Ensino de História? Isso envolve pensar como o ensino de história tem se colocado diante dos temas sensíveis e sua utilização no campo da história do presente. Discussões que evidenciam um passado vivo dentro das representações sociais que permeiam a sociedade contemporânea, tendo aqui o holocausto nazista como tema central. Temas sensíveis como o holocausto na sala de aula de história possibilitam aos alunos pensar sobre conflitos e problemas do tempo presente. Dentro de suas singularidades, temos a unicidade do holocausto, mas partindo de sua premissa educativa ele nos faz pensar sobre o hoje, um evento histórico que foi humanamente possível e que muitos dos mecanismos que o engendraram ainda permanecem vivos. O debate sobre os temas sensíveis no Ensino de História nos faz pensar caminhos que direcionam para uma educação mais plural e que dê voz aos alunos, para que entendam as conexões entre o passado/presente, pensando na construção de uma sociedade mais justa e que fale sobre os direitos humanos, e que genocídios não tenham mais espaço. É nessa perspectiva que a visita ao Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro do Brasil voltado a esta temática, se efetiva. Então, visando concretizar os ensinamentos obtidos em sala e com a visita a instituição museal, é que os alunos vão utilizar o material paradidático proposto: Borboletas no Museu: a história de Jana Gofrit, se colocando assim como participantes ativos no processo de construção do conhecimento histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.46 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Holocausto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas Sensíveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sobre o Holocausto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu do Holocausto de Curitiba | pt_BR |
Título: dc.title | Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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