Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | MOREIRA, LAÍNE ROCHA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ALICE DE JESUS DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VITERBINO, CRISTIANNE CARVALHO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, LARYSSA BARBOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-25T23:07:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-25T23:07:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704801 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa de campo que reflete a prática educativa dos professores de Educação inseridos em contextos plurais, no sudoeste do Pará. Por isso, objetiva analisar como as perspectivas do multi/interculturalismo se apresentam nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física de Altamira/PA. Os educadores foram ouvidos por meio da aplicação de uma entrevista narrativa, com sete questões. A análise dos dados desenvolveu-se por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) subsidiada pela metodologia proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Foi privilegiada uma reflexão crítica e interpretativa para elucidar os resultados da pesquisa, já que ela não buscou tecer julgamentos acerca das práticas educativas dos professores de Educação Física de Altamira, mas, provocar discussões acerca da importância do desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem a diversidade cultural que se manifesta na disciplina e prime pela disseminação de atitudes acolhedoras, dialógicas e inclusivas que respeitem a pluralidade cultural que se apresenta na escola por meio das práticas corporais. A partir das falas dos professores, a pesquisa evidenciou elementos que podem subsidiar uma prática pedagógica multi/interculturalmente orientada, que reconhece e respeita a diversidade cultural que se apresenta nas aulas de Educação Física e tentam incluir todos os alunos em suas aulas, todavia sentem dificuldades para o desenvolvimento de temas que envolvem gênero e sexualidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multi/Interculturalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aspectos educacionais | pt_BR |
Título: dc.title | NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALTAMIRA/PA: contextos de prática multi/intercultural | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Narrativas de professores de educação física de Altamira-PA.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704801/2/Narrativas de professores de educação física de Altamira-PA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons