NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALTAMIRA/PA: contextos de prática multi/intercultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, LAÍNE ROCHA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ALICE DE JESUS DA-
Autor(es): dc.contributor.authorVITERBINO, CRISTIANNE CARVALHO-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, LARYSSA BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-25T23:07:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-25T23:07:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704801-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa de campo que reflete a prática educativa dos professores de Educação inseridos em contextos plurais, no sudoeste do Pará. Por isso, objetiva analisar como as perspectivas do multi/interculturalismo se apresentam nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física de Altamira/PA. Os educadores foram ouvidos por meio da aplicação de uma entrevista narrativa, com sete questões. A análise dos dados desenvolveu-se por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) subsidiada pela metodologia proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Foi privilegiada uma reflexão crítica e interpretativa para elucidar os resultados da pesquisa, já que ela não buscou tecer julgamentos acerca das práticas educativas dos professores de Educação Física de Altamira, mas, provocar discussões acerca da importância do desenvolvimento de ações pedagógicas que contemplem a diversidade cultural que se manifesta na disciplina e prime pela disseminação de atitudes acolhedoras, dialógicas e inclusivas que respeitem a pluralidade cultural que se apresenta na escola por meio das práticas corporais. A partir das falas dos professores, a pesquisa evidenciou elementos que podem subsidiar uma prática pedagógica multi/interculturalmente orientada, que reconhece e respeita a diversidade cultural que se apresenta nas aulas de Educação Física e tentam incluir todos os alunos em suas aulas, todavia sentem dificuldades para o desenvolvimento de temas que envolvem gênero e sexualidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulti/Interculturalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAspectos educacionaispt_BR
Título: dc.titleNARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALTAMIRA/PA: contextos de prática multi/interculturalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons