Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Baiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreto, Romilson de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Fábio Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza Filho, José Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-25T14:46:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-25T14:46:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | PEDAGOGIA DA EMOÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704778 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa investigou através de ampla revisão de literatura, a influência que a Inteligência Emocional (IE) pode exercer sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, buscando verificar se uma pedagogia – Pedagogia da Emoção - baseada no estímulo ao bem-estar psíquico e emocional, cognitivo e afetivo, poderia ressignificar a prática educativa. Consistiu no desenvolvimento de materiais didáticos e atividades pedagógicas que culminaram na elaboração e validação de uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Geografia no ensino médio profissionalizante. A composição da SD foi ancorada principalmente nas teorias e métodos de Blomm (1972), Zabala (1980), Gardner (1995), Brearley (2004), Goleman (2007), Kahneman (2012) e Goleman, Boyatzis e Mckee (2018), bem como na aplicação de diferentes metodologias ativas. Os dados foram analisados principalmente pela Análise de Conteúdo (AC), e técnicas de estatística descritiva para descrever e sumarizar dados coletados, tais como medidas de tendência central e de posição. A pesquisa oportuniza reflexões sobre as concepções e métodos de ensino, no sentido de pensar estratégias que sejam capazes de tornar o processo de ensino e aprendizagem prazeroso, buscando superar os indicadores que contribuem para o fracasso escolar, assim como produzir propostas que contribuam para uma educação humanizada e de qualidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas. Sequência didática. Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geografia da emoção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Emocional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inteligências múltiplas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema intuitivo | pt_BR |
Título: dc.title | PEDAGOGIA DA EMOÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Romilson_Barreto.pdf | 8,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704778/2/Dissertação_Romilson_Barreto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons