PEDAGOGIA DA EMOÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Romilson de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Fábio Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza Filho, José Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-25T14:46:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-25T14:46:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-01-
identificador: dc.identifier.otherPEDAGOGIA DA EMOÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704778-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa investigou através de ampla revisão de literatura, a influência que a Inteligência Emocional (IE) pode exercer sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, buscando verificar se uma pedagogia – Pedagogia da Emoção - baseada no estímulo ao bem-estar psíquico e emocional, cognitivo e afetivo, poderia ressignificar a prática educativa. Consistiu no desenvolvimento de materiais didáticos e atividades pedagógicas que culminaram na elaboração e validação de uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Geografia no ensino médio profissionalizante. A composição da SD foi ancorada principalmente nas teorias e métodos de Blomm (1972), Zabala (1980), Gardner (1995), Brearley (2004), Goleman (2007), Kahneman (2012) e Goleman, Boyatzis e Mckee (2018), bem como na aplicação de diferentes metodologias ativas. Os dados foram analisados principalmente pela Análise de Conteúdo (AC), e técnicas de estatística descritiva para descrever e sumarizar dados coletados, tais como medidas de tendência central e de posição. A pesquisa oportuniza reflexões sobre as concepções e métodos de ensino, no sentido de pensar estratégias que sejam capazes de tornar o processo de ensino e aprendizagem prazeroso, buscando superar os indicadores que contribuem para o fracasso escolar, assim como produzir propostas que contribuam para uma educação humanizada e de qualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas. Sequência didática. Educação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeografia da emoçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Emocionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinteligências múltiplaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema intuitivopt_BR
Título: dc.titlePEDAGOGIA DA EMOÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons