Desenvolvendo o raciocínio argumentativo para o exercício da cidadania

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, JOSEANE BRITO MARTINS-
Autor(es): dc.contributor.authorMANZONI, ROSA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-24T14:59:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-24T14:59:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
identificador: dc.identifier.otherCIDADANIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704766-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no programa de Docência para a Educação Básica da Unesp de Bauru. A proposta para o ensino de língua portuguesa, centrada na mediação do gênero “artigo de opinião”, foco desse material, é fundamentada na metodologia das Sequências Didáticas (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2011) e pode ser usado como recurso didático para o ensino fundamental e médio, tanto em aulas de Língua Portuguesa como em projetos afins, que envolvam Linguagens e suas tecnologias e o campo de atuação político-cidadão da BNCC. O propósito principal deste material é promover e acompanhar a ampliação das Capacidades de Linguagem dos estudantes no desenvolvimento do raciocínio argumentativo, a partir da apropriação das operações (enunciativas, discursivas, linguístico-discursivas) que regem a funcionalidade de um gênero de texto e suas convenções sociais a ele atreladas. Pretendemos, assim, aproximarmo-nos de alguns objetivos prescritos em documentos oficiais como “argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitam e promovem os direitos humanos...” (7a competência geral da BNCC) e incentivar a “[...] possibilidade de [o aluno] poder expressar sobre questões efetivas” (PCNs, 1998, p. 40). Entendemos também, que o gênero artigo de opinião possibilita, por meio de temas polêmicos, que são inerentes aos temas sociais, ampliar a capacidade de argumentar, relevante na vida política cotidiana, em uma sociedade democrática. Finalmente, com o intuito de subsidiar a prática de escrita na organização do raciocínio argumentativo e a capacidade de argumentar, ao longo dessa sequência, o leitor encontrará algumas técnicas argumentativas e, ainda, um dispositivo didático para auxiliá-lo na organização de dados da realidade, a qual se configura o gênero artigo de opinião.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,19 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento do raciocínio argumentativopt_BR
Título: dc.titleDesenvolvendo o raciocínio argumentativo para o exercício da cidadaniapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
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