Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, JOSEANE BRITO MARTINS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MANZONI, ROSA MARIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-24T14:59:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-24T14:59:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | CIDADANIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704766 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de atividades é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no programa de Docência para a Educação Básica da Unesp de Bauru. A proposta para o ensino de língua portuguesa, centrada na mediação do gênero “artigo de opinião”, foco desse material, é fundamentada na metodologia das Sequências Didáticas (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2011) e pode ser usado como recurso didático para o ensino fundamental e médio, tanto em aulas de Língua Portuguesa como em projetos afins, que envolvam Linguagens e suas tecnologias e o campo de atuação político-cidadão da BNCC. O propósito principal deste material é promover e acompanhar a ampliação das Capacidades de Linguagem dos estudantes no desenvolvimento do raciocínio argumentativo, a partir da apropriação das operações (enunciativas, discursivas, linguístico-discursivas) que regem a funcionalidade de um gênero de texto e suas convenções sociais a ele atreladas. Pretendemos, assim, aproximarmo-nos de alguns objetivos prescritos em documentos oficiais como “argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitam e promovem os direitos humanos...” (7a competência geral da BNCC) e incentivar a “[...] possibilidade de [o aluno] poder expressar sobre questões efetivas” (PCNs, 1998, p. 40). Entendemos também, que o gênero artigo de opinião possibilita, por meio de temas polêmicos, que são inerentes aos temas sociais, ampliar a capacidade de argumentar, relevante na vida política cotidiana, em uma sociedade democrática. Finalmente, com o intuito de subsidiar a prática de escrita na organização do raciocínio argumentativo e a capacidade de argumentar, ao longo dessa sequência, o leitor encontrará algumas técnicas argumentativas e, ainda, um dispositivo didático para auxiliá-lo na organização de dados da realidade, a qual se configura o gênero artigo de opinião. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,19 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Artigo de opinião | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento do raciocínio argumentativo | pt_BR |
Título: dc.title | Desenvolvendo o raciocínio argumentativo para o exercício da cidadania | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CIDADANIA.pdf | 6.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704766/2/CIDADANIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons