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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | REHFELD, MARIA BERNADETE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-24T14:02:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-24T14:02:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704763 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nossa pesquisa tem por tema a coesão nominal e investiga-a pelo recorte das anáforas nominais. A opção por elas deve-se ao fato de muitos estudos mostrarem que essas anáforas desempenham funções sociocognitivas relevantes na produção de um texto, pois operam para a manutenção de seu tópico central, para a organização deste em subtópicos, para o encapsulamento e a rotulação de um conteúdo proposicional, para a marcação do ponto de vista do agente produtor, bem como para o de outras vozes presentes no texto, entre outras. Ancora-se na concepção sociointeracionista de linguagem e língua e na proposta de Lewis (1997) do ensino da língua por meio do ensino do léxico e na de Ferraz (2010) do ensino do léxico pelo desenvolvimento da competência lexical. Adota os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999), segundo o qual a produção textual escrita é resultado da apropriação pelo agente produtor de um conjunto de parâmetros sociodiscursivos e sua mobilização ao executar uma ação de linguagem. Nessa perspectiva, o pesquisador deve-se centrar primeiro nas condições sociopsicológicas da produção para, então, analisar as propriedades estruturais e funcionais do texto. O objetivo de nossa investigação é explicar a dificuldade que muitos estudantes, ao final da Educação Básica, demonstram no uso que fazem das cadeias anafóricas, construindo-as, muitas vezes, de modo inadequado. Partimos da hipótese de que essa dificuldade parece estar relacionada ao tratamento dado ao léxico na sala de aula e, para investigá-la, elegemos, como sujeitos da pesquisa, alunos concluintes do Ensino Médio em contexto de vestibular e, como seu corpus, os textos produzidos por eles nessa situação. Os textos, teórico-opinativos, são representativos das quatro grandes áreas do conhecimento: Biomédicas, Exatas, Humanas e Econômicas. Coletamos os dados por amostragem, segundo Günther (2005), e interrompemos seu levantamento pelo princípio da saturação teórica, conforme Glaser e Strauss (1967). Iniciamos a coleta com uma leitura global dos textos, de acordo com o procedimento de observação proposto por Bronckart (op. cit.). Esse procedimento envolve observáveis de natureza semântica, léxico-sintática e paralinguística. Realizamos outras leituras, concentrando-nos nos observáveis de natureza léxico-sintática para a identificação, classificação, quantificação e análise das cadeias anafóricas de cada texto. Os resultados obtidos evidenciam, entre as anáforas correferenciais, a predominância da repetição lexical, dos sinônimos e dos nomes genéricos, núcleos nominais imediatamente acessíveis ao agente produtor, exigindo dele baixo esforço cognitivo; entre as não correferenciais, a prevalência dos merônimos, em virtude de haver entre a anáfora e sua âncora apenas uma estreita relação conceitual, não ocorrendo entre elas nem correferencialidade, nem retomada. Quanto aos demais recursos, os achados apontam para a necessidade de um trabalho explícito e sistemático com eles na sala de aula, durante o Ensino Médio, por envolverem saberes específicos, demandando do professor ações pontuais em seu ensino. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | LEXICOGRAFIA | pt_BR |
| Título: dc.title | O ensino do léxico pelo recorte da coesão nominal: Uma abordagem das anáforas nominais sob a ótica do Interacionismo Sociodiscursivo (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| O ensino.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704763/1/O ensino.pdfDownload |
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