
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, ALCEMIR HORÁCIO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MELO JÚNIOR, TARCÍSIO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-24T13:32:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-24T13:32:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704761 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro é fruto de uma pesquisa que consistiu na investigação sobre como são tratadas as temáticas Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, no currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente nas áreas de ciências, em um dado campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Subsidiariamente, utilizamos como meio de coleta de dados para a pesquisa a entrevista semiestruturada e a aplicação de um questionário aplicado aos professores responsáveis pelo ensino de Ciências nos cursos técnicos subsequentes de Meio Ambiente e Agropecuária. O referencial teórico dá-se em Saviani (2008), Ciavatta (2007, 2014), Ramos (2014) e Kuenzer (2007) para as reflexões sobre o trabalho como princípio educativo, a especificidade da EPT e a histórica dualidade educacional brasileira. Auller (2008), Bazzo (2001) e Santos (2007) para a compreensão do movimento CTS e currículo. Para o tratamento das questões curriculares, apoiamo-nos em Freire (2009), Apple (1979), Davini (2008), Sacristán (1998) e Silva (2010). | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | MOVIMENTOS DA EPT: Contribuições da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MOVIMENTOS EPT.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704761/2/MOVIMENTOS EPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons