O ensino de ciência forense: uma abordagem investigativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Denise-
Autor(es): dc.contributor.authorSalviano, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-23T16:45:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-23T16:45:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-22-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de ciência forense: uma abordagem investigativapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704745-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos a você um caderno pedagógico que trata-se de um produto educacional fruto de uma pesquisa de mestrado realizada pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), assentado na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Esse caderno pedagógico tem por objetivo apresentá-lo a uma sequência de ensino investigativa (SEI), bem como os pressupostos teóricos e metodológicos necessários para a sua construção. Baseada em uma perspectiva investigativa, ela teve como ponto de partida um caso investigativo relacionado à Ciência Forense em que os estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do IFB Campus Taguatinga assumiram o papel de peritos criminais e percorreram as etapas de uma investigação científica para solucionarem o problema proposto. Para tanto, foi necessária a apreensão dos conhecimentos das áreas da biologia, física e química além dos conhecimentos relacionados aos elementos estruturantes do processo investigativo e dos conhecimentos relacionados à produção de textos argumentativos. Tomando-se como referência a abordagem de ensino de ciências por investigação (EnCI), pretendeu-se aproximar os estudantes da cultura científica e, portanto, colaborar para a apropriação dos conhecimentos da ciência e sobre a ciência de modo que possam articulá-los em contextos sociais, potencializando a compreensão acerca da própria realidade e da sociedade o qual estão inseridos. De modo a termos condições de criar um ambiente investigativo em que seja possível contribuir para o engajamento dos estudantes para as atividades e habilidades do Letramento Científico, recorremos à proposta elaborada por Carvalho (2013) adaptada para o nosso contexto, ensino de ciências, assim como o ciclo investigativo de Pedaste et al (2015). O instrumento em tela como material de apoio pedagógico para os docentes que pretendem trabalhar a partir da perspectiva investigativa busca sugerir, para o contexto de aulas de ciências, possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas que extravasam o contexto atual tendo em vista que prioriza que o estudante, no plano social da sala de aula, possa interagir com os objetos de aprendizagem de modo a compartilhar e negociar ideias, propor hipóteses para a resolução do problema, assim como elaborar justificativas baseadas nos conhecimentos científicos trabalhados, além da aquisição de competências sociais e de comunicação. De posse dessas habilidades, os estudantes caminham no sentido de realizar investigações e intervenções em situações reais a partir da perspectiva científica tendo em vista que o ENCI proporciona uma aprendizagem a partir das dimensões aprender ciência”, “aprender a fazer ciência” e “aprender sobre ciências”. O caderno pedagógico está organizado em dois capítulos: o primeiro refere-se aos pressupostos referenciais para a elaboração e implementação de uma sequência de ensino investigativa e, por último, a SEI aplicada ao contexto da nossa pesquisa como estratégia pedagógica para suscitar habilidades do LC a partir do processo investigativo. Salientamos que o tema aqui proposto serviu de pano de fundo para a investigação a que se propôs. Porém, o docente pode, conforme a necessidade e realidade do seu trabalho, implementá-lo em vários contextos e níveis de ensino de modo que os pressupostos teóricos e metodológicos dessa abordagem sejam contemplados. Em vista do que foi dito, destacamos que a referida proposta se caracteriza como um recurso didático com o objetivo de promover aos professores e aos estudantes um estímulo para o processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas nas disciplinas de biologia, física e química na medida que se desenvolve um ambiente de interação a partir do processo investigativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent60 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Ensino Investigativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleO ensino de ciência forense: uma abordagem investigativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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