Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | MARZOLA, MARIA EDUARDA TAMBARA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINEZ, ISABELLA GUEDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-23T13:40:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-23T13:40:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704744 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work is characterized as a State of the Art that aimed to map the works focused on the student who emerges as a subject in his teaching-learning process. In this sense, we also aimed to contribute to the understanding of the importance of the school setting as a socio-relational space that favors the development of subjective meanings, which are fundamental in the teaching-learning process. For this purpose, a research was carried out that subsidized us with regard to access to works in the area. The corpus of analysis considered in this research were the publications that are located between the period of 2011 and 2022, found among the works of the National Meeting of Teaching, Research and Extension (ENEPe), in the repository of the State University of Goiás (UEG), in the repository of the University of Brasília (UnB), and, finally, in the Google Scholar database. From our research, it was possible to organize the themes into categories, namely: Subject and human relations in the classroom, Subject and creativity in learning, Social subjectivity and creativity in learning, Subject who learns, Subjective senses, Subjectivity and history of life, subjectivity and teaching through research. As a theoretical, methodological and epistemological basis, we use the guiding principles of Qualitative Epistemology, presiding over the cultural-historical perspective of subjectivity developed by González Rey. Regarding the conclusion, we could perceive ways that favored a favorable environment for the subject who learns, as well as the importance and need for the production of more studies in this sense. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | THEORY OF SUBJECTIVITY | pt_BR |
Título: dc.title | A STATE OF THE ART THAT MAKES IT POSSIBLE TO UNDERSTAND A FAVORABLE ENVIRONMENT FOR THE EXPRESSION OF THE SUBJECT THAT LEARNS (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ASTATEOFTHEAR.pdf | 140,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704744/1/ASTATEOFTHEAR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: