PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I – O DEFICIENTE INTELECTUAL APRENDENDO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALCÂNTARA, ROSÂNGELA FERREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, IRENE DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-22T16:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-22T16:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-22-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Rosangelapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704718-
Resumo: dc.description.abstractEste é um material didático elaborado a partir de minha experiência e prática realizada em sala de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I, especificamente voltadas para a inclusão. São apresentadas 5 atividades práticas de ensino, para que o professor possa desenvolver as habilidades de leitura/escrita do aluno deficiente intelectual, sendo três sequências didáticas que envolvem Língua Portuguesa, Matemática outras disciplinas e duas atividades divididas em: atividades diversificadas e jogos de alfabetização em lousa digital. As atividades propostas favorecem uma prática docente inclusiva que utiliza materiais simples e de fácil confecção como prancha plastificada, prancha emborrachada, prancha de alfabetização digital, material impresso, colagem, desenho, dramatização, música, jogos de alfabetização e matemáticos, e, apresentam situações que partem do geral e alcançam aspectos específicos, e vice versa, sempre partindo da vivência do aluno, das tradições orais que ele conhece, de vídeos, rodas de leitura, brincadeiras e jogos, que visam motivar o aluno DI e propiciar situações que contribuam para o que compreendo como o alfabetizar letrando, numa perspectiva em que o coletivo participa e os alunos percebem essas situações como algo prazeroso e significativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.404 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiente Intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Inclusivaspt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I – O DEFICIENTE INTELECTUAL APRENDENDOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientação de dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons