Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALCÂNTARA, ROSÂNGELA FERREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO, IRENE DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-22T16:41:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-22T16:41:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Rosangela | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704718 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é um material didático elaborado a partir de minha experiência e prática realizada em sala de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I, especificamente voltadas para a inclusão. São apresentadas 5 atividades práticas de ensino, para que o professor possa desenvolver as habilidades de leitura/escrita do aluno deficiente intelectual, sendo três sequências didáticas que envolvem Língua Portuguesa, Matemática outras disciplinas e duas atividades divididas em: atividades diversificadas e jogos de alfabetização em lousa digital. As atividades propostas favorecem uma prática docente inclusiva que utiliza materiais simples e de fácil confecção como prancha plastificada, prancha emborrachada, prancha de alfabetização digital, material impresso, colagem, desenho, dramatização, música, jogos de alfabetização e matemáticos, e, apresentam situações que partem do geral e alcançam aspectos específicos, e vice versa, sempre partindo da vivência do aluno, das tradições orais que ele conhece, de vídeos, rodas de leitura, brincadeiras e jogos, que visam motivar o aluno DI e propiciar situações que contribuam para o que compreendo como o alfabetizar letrando, numa perspectiva em que o coletivo participa e os alunos percebem essas situações como algo prazeroso e significativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.404 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiente Intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Inclusivas | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS INCLUSIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I – O DEFICIENTE INTELECTUAL APRENDENDO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação de dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_Rosangela.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704718/2/PRODUTO_Rosangela.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons