Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | SMOLARECK.D., Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS.A., Ângelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-21T18:56:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-21T18:56:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704697 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ideia balizar deste artigo é realizar um relato genuíno, de cunho problematizador, acerca das experiências vivenciadas nas edições dos grupos de pesquisas sediados pelo Instituto Acadêmico de Estudos e Pesquisas Pertencer (IAEPP), que reúne por aderência tecnológica e sistematicamente, pesquisadores de múltiplas áreas de conhecimento e de várias regiões do país. O grupo de pesquisa teve seu nascedouro da necessidade emergente de profissionais da Educação Básica problematizarem, através de estudos dirigidos, as questões que implicam os contextos educativos. Na era da curadoria, a construção de uma comunidade de aprendizagem como espaço de tensionamentos de eixos temáticos foi uma salutar estratégia para a consagração de um lugar efetivo de pesquisa-ação numa caraterização etnográfica, assentado no conceito base da etnografia. Discutir pesquisa no contemporâneo garante o refinamento das percepções acerca de todas as caracterizações que constituem a sociedade em rede, bem como a quantia de tramas ideológicas e de poder definem espaços e possibilidades de protagonismo ou não. Uma proposta de reflexão se ventila na perspectiva de buscarmos assumir a complexidade da prática pedagógica e, por conseguinte, a relevância de encontros sistemáticos de pesquisa-ação propõem ampliar a dimensão formativa do profissional da educação em face aos dilemas da contemporaneidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Curadoria. Pesquisa. IAEPP. Etnografia. | pt_BR |
Título: dc.title | A CURADORIA EM PESQUISA: PROBLEMATIZANDO PELA ETNOGRAFIA O CONTEMPORÂNEO E A SOCIEDADE EM REDE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo de Pesquisa em Ciência Educacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Gestão Educacional e Tópicos Específicos em Educação e Psicanálise | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons