O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Bruno Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-21T23:19:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-21T23:19:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-12-
identificador: dc.identifier.otherBRUNOPEREIRAFERREIRAPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704668-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar a importância da plataforma YouTube como ferramenta pedagógica a ser utilizada por professores e alunos no processo de ensino da disciplina História. Para realizar essa tarefa, elegeu-se como método, além da revisão bibliográfica, a pesquisa com a abordagem qualitativa, aplicada com o auxílio de meios digitais a um público- alvo composto de 15 professores e 108 alunos, que fazem parte da rede pública da cidade de São Jose do Rio Preto do estado de São Paulo. Foi empregado o uso de formulário do Google Forms à pesquisa, que buscou analisar o uso dessa plataforma antes e durante a pandemia COVID-19, obtendo dados necessários para interpretação de sua utilização como ferramenta no ensino. Com ajuda dos dados, podemos entender que o processo do aparecimento da COVID-19 fez aumentar o uso do YouTube, e, embora os alunos acreditem que essa ferramenta melhora o ensino, ainda preferem, em sua maioria, as aulas presenciais, evidenciando um papel importante da atuação do professor e da socialização que faz parte do ensino presencial. Propomos também mostrar a importância e empregabilidade do uso dessa ferramenta no ensino presencial, híbrido, EaD e remoto. Assim o YouTube é empregado na chamada cibercultura com o avanço das TICs, cuja cultura da cocriação se faz cada vez mais presente em que tanto jovens podem criar vídeos para canais do YouTube, como professores podem criar videoaulas. Foi também analisada a influência dos YouTubers na vida dos jovens e as formas de como os professores vêm tornando-se “Professores-YouTubers”. Por fim foi proposto como produto a possibilidade de uso de roteiro de videoaula, este produto está disponível em forma de playlistpt_BR
Tamanho: dc.format.extent29,5 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectyoutubept_BR
Palavras-chave: dc.subjectvídeoaulapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprofessor youtuberpt_BR
Título: dc.titleO YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePorfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistória dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons