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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto Vilela, Laila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mello e Silva, Dagmar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-18T15:37:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-18T15:37:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book surgiu por iniciativa trabalho de pesquisa de mestrado da mestranda Laila Pinto Vilela, desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), sob a orientação da professora doutora Ruth Maria Mariani Braz e coorientação de Dagmar de Mello e Silva ambas membros do grupo Galileu Galilei, grupo independente, composto por pesquisadores de diversas Universidades Brasileiras, com o objetivo de divulgar um acervo de obras atividades lúdicas relacionadas à área da Educação Inclusiva. O trabalho de pesquisa tem enfâse na área da literatura e é voltado para quatros temas relacionados a inclusão, são eles: questão étnico racial, questão indígena, questões relacionadas a deficiência e as diferenças e o papel da mulher na sociedade afim de propor práticas que possam ser realizadas em escolas regulares de educação básica que buscam a formação de alunos para o respeito à diversidade e inclusão como proposta real. A defesa da educação inclusiva na educação básica em nosso país é um desafio que precisa se enfrentado com políticas públicas, garantias legais e formação, tanto dos profissionais quanto dos alunos que fazem parte da comunidade escolar. É necessário, por tanto, repensarmos nossas ações e buscarmos garantir o desenvolvimento de práticas inclusivas de forma integrada e significativa, pois a educação acontece o tempo todo, independente da nossa intenção, por isso, para nós, que temos a intenção educativa na nossa prática, recai maior compromisso com os nossos fazeres educativos. Em nosso trabalho, as atividades propostas apostam na leitura compartilhada, pois, acreditamos nos resultados positivos do trabalho coletivo. Mas afinal, qual a importância efetiva da literatura? Sem o leitor, ela estará apenas as estantes das bibliotecas, livrarias. o livro por si só não trará nada de novo ao mundo. Mas quando uma criança abre um livro, quando seus olhos recaem sobre aquelas histórias e ela se identifica, se reconhece no texto lido, toma conhecimento de uma nova realidade ou uma nova forma de viver e construir o mundo, aí sim a literatura ganha vida. Quando uma turma lê um livro coletivamente, fala sobre suas impressões e descobre as impressões do outro, aí sim a literatura pode transformar. Além disso, cabe aqui uma crítica: quando a criança aprender a ler, muitas vezes, os adultos, sejam eles familiares ou professores, param de ler para ela, e então, a literatura se torna uma prática, em que a troca se restringe ao leitor e ao livro, ficando cada vez mais solitária. O primeiro capítulo deste e-book intitulado Caminhos percorridos pela literatura infantil se dedica à apresentar as fundamentações teóricas a respeito da literatura, da inclusão e da formação do leitor. Trazemos nele as contribuições de grandes autores da área da literatura infantil e juvenil como Regina Zilberman (1994), Nelly Novaes Coelho (2000) e José Nicolau Gregorin Filho (2009). A pesquisa mostra a trajetória da literatura. Destacamos as definições de literatura, a literatura e a formação do leitor, a importância do lúdico e as bases legais que dão suporte as duas temáticas: literatura e Inclusão. A presença da legislação é fundamental pois precisamos nos apropriar delas para que possam reivindicar a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos brasileiros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | (1.136.674 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de leitores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | pt_BR |
Título: dc.title | Literatura e Inclusão: Formação do respeito a diversidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto da Defesa de projeto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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livro2 (2).pdf | Livro | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704597/2/livro2 (2).pdfDownload |
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