Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI Puerto Rico (UNINI) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Moisés Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-16T20:58:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-16T20:58:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | PDT_Moisés Lopes_funcionalista_capes 09062022.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A diferença de paradigma entre Piaget e Vygotsky é a linha mestra desta pesquisa. Enquanto o primeiro postula que o ser ao nascer se socializa na indiferenciação entre sujeito e objeto para ir protagonizando e se tornando indivíduo nas fases que seguem, o segundo postula que o ser nasce como indivíduo e vai se se tornando em um ser social onde perderá completamente a sua individualidade. Delors infere uma ordem taxonômica ao apresentar as quatro colunas da educação que segue validar o paradigma piagetiano: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver para, finalmente, aprender a ser um indivíduo. Vygotsky propôs a inversão desta ordem. O objetivo geral desta pesquisa é identificar através de uma amostragem de 60 alunos de escolas municipais da cidade de São Vicente de ambos os sexos, com idades entre 12 e 17 a tendência dos alunos da escolas brasileiras para um papel ativo ou passivo na sua aprendizagem. Será utilizada a metodologia quantitativa com recurso a questionários com discussão crescente na metodologia qualitativa através de referências e/ou pesquisas aqui apresentadas, após a leitura de textos narrativos. Como resultado será apresentado uma proposta psicopedagógica de com profunda reflexão acerca do papel da escola, do professor e do aluno, na formação pessoal e social dos indivíduos enquanto membros ativos e críticos da sociedade. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 886 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Título: dc.title | Aprendizagem versus Doutrinação: Análise psicopedagógica dos contributos para os quatro pilares da Educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Doutorado em educação | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psicopedagogia - Formação de Professores | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PDT_Moisés Lopes_funcionalista_Capes 25062022.pdf | Doutrinação | 845 kB | /bitstream/capes/704537/2/PDT_Moisés Lopes_funcionalista_Capes 25062022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons