Aprendizagem versus Doutrinação: Análise psicopedagógica dos contributos para os quatro pilares da Educação

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Autor(es): dc.contributorUniversidad Internacional Iberoamericana - UNINI Puerto Rico (UNINI)-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Moisés Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-16T20:58:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-16T20:58:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
identificador: dc.identifier.otherPDT_Moisés Lopes_funcionalista_capes 09062022.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704537-
Resumo: dc.description.abstractA diferença de paradigma entre Piaget e Vygotsky é a linha mestra desta pesquisa. Enquanto o primeiro postula que o ser ao nascer se socializa na indiferenciação entre sujeito e objeto para ir protagonizando e se tornando indivíduo nas fases que seguem, o segundo postula que o ser nasce como indivíduo e vai se se tornando em um ser social onde perderá completamente a sua individualidade. Delors infere uma ordem taxonômica ao apresentar as quatro colunas da educação que segue validar o paradigma piagetiano: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver para, finalmente, aprender a ser um indivíduo. Vygotsky propôs a inversão desta ordem. O objetivo geral desta pesquisa é identificar através de uma amostragem de 60 alunos de escolas municipais da cidade de São Vicente de ambos os sexos, com idades entre 12 e 17 a tendência dos alunos da escolas brasileiras para um papel ativo ou passivo na sua aprendizagem. Será utilizada a metodologia quantitativa com recurso a questionários com discussão crescente na metodologia qualitativa através de referências e/ou pesquisas aqui apresentadas, após a leitura de textos narrativos. Como resultado será apresentado uma proposta psicopedagógica de com profunda reflexão acerca do papel da escola, do professor e do aluno, na formação pessoal e social dos indivíduos enquanto membros ativos e críticos da sociedade.-
Tamanho: dc.format.extent886 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Título: dc.titleAprendizagem versus Doutrinação: Análise psicopedagógica dos contributos para os quatro pilares da Educação-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseDoutorado em educação-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicopedagogia - Formação de Professores-
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