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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ENTRINGER, Ângela Almeida Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BASSANI, Sandra Mara Mendes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-15T20:46:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-15T20:46:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO EM COMENTÁRIO ON LINE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704519 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. Nesse contexto, está inserido o objetivo geral desta pesquisa que é analisar a argumentação presente em comentários on-line, produzidos por alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Serra/ES, com o intuito de elaborar uma proposta de ensino, por meio da utilização do gênero comentário on-line, para ampliar a capacidade argumentativa dos alunos em situação de interação. Esta pesquisa se caracteriza como intervenção pedagógica de base qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o questionário, a entrevista, a observação participante e a produção de texto diagnóstico. O trabalho fundamenta-se teoricamente em uma abordagem sociodiscursiva e na concepção de ensino-aprendizagem do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999). Ademais, estão presentes os conceitos de língua, linguagem e texto apresentados por esse autor e também pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998) em diálogo com os conceitos bakhtinianos de língua, linguagem e interação. Quanto à concepção teórica da argumentação, apoia-se nos estudos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts- Tyteca (2005), e na assimilação pragmática apresentada por Fiorin (2015). Em relação aos gêneros virtuais, aos gêneros comentário e comentário on-line são utilizados respectivamente os estudos de Marcuschi (2008, 2010, 2017), Köche (2010) e Sal Paz (2013, 2016). A partir da análise dos textos diagnósticos, e diante da necessidade de uma intervenção pedagógica, foi elaborada e aplicada uma proposta de sequência didática, de acordo com as orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), visando a um ensino sistemático das bases da argumentação e de recursos linguísticos em meio à produção textual do gênero comentário on-line, em blog criado para a pesquisa. Após aplicação da proposta de intervenção, os alunos, ao fundamentar uma tomada de posição, apresentaram produções textuais mais organizadas, com argumentação mais coerente e consistente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5842 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação. Produção textual. Comentário on-line. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO EM COMENTÁRIO ON LINE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMETAL | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional_Angela Almeida.pdf | 5.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704519/2/Produto Educacional_Angela Almeida.pdfDownload |
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