ENSINO E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO EM COMENTÁRIO ON LINE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMETAL

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorENTRINGER, Ângela Almeida Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorBASSANI, Sandra Mara Mendes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-15T20:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-15T20:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
identificador: dc.identifier.otherENSINO E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO EM COMENTÁRIO ON LINE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704519-
Resumo: dc.description.abstractDesenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. Nesse contexto, está inserido o objetivo geral desta pesquisa que é analisar a argumentação presente em comentários on-line, produzidos por alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Serra/ES, com o intuito de elaborar uma proposta de ensino, por meio da utilização do gênero comentário on-line, para ampliar a capacidade argumentativa dos alunos em situação de interação. Esta pesquisa se caracteriza como intervenção pedagógica de base qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o questionário, a entrevista, a observação participante e a produção de texto diagnóstico. O trabalho fundamenta-se teoricamente em uma abordagem sociodiscursiva e na concepção de ensino-aprendizagem do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999). Ademais, estão presentes os conceitos de língua, linguagem e texto apresentados por esse autor e também pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998) em diálogo com os conceitos bakhtinianos de língua, linguagem e interação. Quanto à concepção teórica da argumentação, apoia-se nos estudos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts- Tyteca (2005), e na assimilação pragmática apresentada por Fiorin (2015). Em relação aos gêneros virtuais, aos gêneros comentário e comentário on-line são utilizados respectivamente os estudos de Marcuschi (2008, 2010, 2017), Köche (2010) e Sal Paz (2013, 2016). A partir da análise dos textos diagnósticos, e diante da necessidade de uma intervenção pedagógica, foi elaborada e aplicada uma proposta de sequência didática, de acordo com as orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), visando a um ensino sistemático das bases da argumentação e de recursos linguísticos em meio à produção textual do gênero comentário on-line, em blog criado para a pesquisa. Após aplicação da proposta de intervenção, os alunos, ao fundamentar uma tomada de posição, apresentaram produções textuais mais organizadas, com argumentação mais coerente e consistente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5842 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação. Produção textual. Comentário on-line.pt_BR
Título: dc.titleENSINO E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO EM COMENTÁRIO ON LINE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMETALpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
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