Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, Antonio da Silva Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PERES, Edenize Ponzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-15T20:13:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-15T20:13:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA ESCRITA INTERCULTURAL DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704518 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, tendo como foco estudos voltados para a memória, oralidade, interculturalidade e contatos linguísticos. Acreditando que o legado memorial e a oralidade são elementos a serem valorizados na produção textual, este trabalho desenvolve uma proposta de intervenção pedagógica em escrita de memórias literárias, levando-se em consideração as características linguísticas e culturais de Santa Maria de Jetibá, o município onde residimos e atuamos como professor. Tendo como objetivo desenvolver estratégias de escrita de memórias literárias sob uma perspectiva crítica, pretende-se promover a valorização da cultura e da língua pomerana, bem como dos demais grupos étnicos que compõem a comunidade escolar. A proposta de intervenção foi aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Santa Maria de Jetibá, na zona urbana. A metodologia adotada envolveu a realização de oficinas, a fim de sensibilizar os estudantes acerca do tema memória e oralidade. Foram realizadas rodas de conversa, entrevistas com membros da comunidade santa-mariense e oficinas de produção de memórias literárias. Nesta pesquisa, embasamo-nos teórica e metodologicamente na Sociolinguística Educacional, além da teoria dos gêneros textuais para a produção das atividades em sala de aula. O produto final consta de material impresso com propostas de sequências didáticas, além da produção textual dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.033 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Memória. Oralidade. Interculturalidade. Contato Linguístico. Sociolinguística Educacional. Memórias Literárias. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA ESCRITA INTERCULTURAL DE MEMÓRIAS LITERÁRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons