AS LETRAS E O MUNDO NA SALA DE AULA: OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, Ana Rita Louzada Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-15T18:01:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-15T18:01:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-02-
identificador: dc.identifier.otherAS LETRAS E O MUNDO NA SALA DE AULA: OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704497-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, realizado no segundo semestre de 2015, com alunos do EF I, analisou a relevância de atividades epilinguísticas no ensino da língua materna no Ensino Fundamental por meio de uma prática interdisciplinar e sistêmica. Além dessa abordagem, a ação educativa aqui demonstrada ressalta a importância do pensamento complexo e de investidas na autonomia intelectual do sujeito-aluno no cotidiano linguístico no espaço da sala de aula, para que ele, em conformidade com a pedagogia freiriana, construa-se um sujeito capaz de ler o mundo e de ler-se como sujeito de aprendizagem. À luz do sociointeracionismo vygotskyano e do construtivismo piagetiano, a referida pesquisa focará a importância das operações enunciativas de Culioli no desenvolvimento das capacidades de leitura e de escrita de alunos do Ensino Fundamental. Considerando o processo de aquisição da linguagem escrita e os estágios iniciais da consolidação da escrita em alunos do EF I, a metodologia empregada reforça que é possível fazer com que os alunos se apropriem dos mecanismos linguístico-textual-discursivos na modalidade escrita da língua, operando com os recursos linguísticos e manipulando proficientemente a linguagem. Nesse contexto, apresenta uma sequência didática que traz sugestões de estratégias metodológicas indicadas a este fim, enquanto sustenta-se na pesquisa bibliográfica aqui apresentada. Com isso, a pesquisa objetiva possibilitar a formação do desenvolvimento do leitor e do escritor crítico no EF I por meio de atividades linguísticas e epilinguísticas que viabilizem a consolidação de uma prática textual-discursiva nos referidos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18.995 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino. Aprendizagem. Epilinguismo. Operações enunciativas.pt_BR
Título: dc.titleAS LETRAS E O MUNDO NA SALA DE AULA: OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons