
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, CITLALY AGUILAR | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-15T12:36:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-15T12:36:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704425 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | En el presente trabajo buscamos problematizar sobre cómo la figura del héroe nacional, al resignificarse desde una perspectiva diferente a la tradicional, crea controversia dentro del imaginario social y personal, pues están en juego los discursos oficiales y la hegemonía de los valores. El caso de estudio es el cuadro La Revolución (2014) del artista mexicano Fabián Cháirez quien hace una audaz propuesta de Emiliano Zapata, líder del Ejército Libertador del Sur durante el movimiento revolucionario mexicano a principios del siglo XX. Asimismo, se realizará una comparación de dicha obra con la caricatura política, expresión artística que replantea la forma de ver a los personajes y las instituciones públicas. La metodología recurre a la semiótica de la cultura y al modelo de semiosfera de Yuri Lotman. El marco teórico se basa en los aportes de C.S. Peirce, E.H. Carr y Andrés Ortiz-Osés para comprender mejor el funcionamiento de las categorías de semiosis, historia y héroe dentro de los discursos en sociedad. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | SEMIÓSFERA | pt_BR |
| Título: dc.title | The semiosphere of the hero in the artwork (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| The semiosphere.pdf | 625,82 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704425/1/The semiosphere.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: