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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Artemis | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Carvalho, Régis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-13T17:48:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-13T17:48:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoraartemis.com.br/livro/2876/ | - |
identificador: dc.identifier.other | LIVRO_A voz de cabeça na voz de barítono_REGIS DE CARVALHO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704393 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Levando-se em conta o treino vocal dos barítonos, investigou-se na literatura que trata da fisiologia vocal e da fonoaudiologia, se havia indícios que apontassem como eficaz, a prática de um modelo específico de vocalize que utiliza sons hiperagudos. Tal exercício tem como objetivo aumentar a extensão vocal dos cantores classificados como barítono. É comum que cantores em estágio inicial de estudos apresentem dificuldades em emitir as notas hiperagudas, o que pode limitar sua extensão vocal. Tal estado de coisa justificou a escolha do tipo de modelo de vocalize a ser avaliado. A bibliografia adotada permitiu que fossem expostos os principais parâmetros vocais desejados no canto erudito, bem como as mais comuns dificuldades encontradas durante o treino vocal dos barítonos. Tal literatura, ainda possibilitou a compreensão do processo fisiológico envolvido na produção do som, esclarecendo o mecanismo de produção dos sons hiperagudos. Ao se conhecer as características desse tipo de emissão vocal, foi possível avaliar o modelo de vocalize proposto e apontar quais os impactos sua prática traz para o aparelho fonador dos cantores. Ao confrontar esses dados com os conhecimentos sobre o parâmetro extensão vocal, foi possível sugerir que a prática do modelo analisado pode promover o aumento da extensão cantável na voz dos barítonos e ajudar o cantor a acessar seu registro de voz de cabeça. Isso porque tal exercício estimula que a báscula da laringe aconteça. Esse mecanismo fisiológico permite que o cantor mude de registro vocal (saindo do registro de peito para o registro de cabeça) e consiga cantar as notas hiperagudas sem esforço excessivo. O modelo de vocalize analisado propõe que as notas hiperagudas sejam executadas com emissão em falsete, uma emissão que na voz do barítono, exige menos tônus muscular que a emissão em voz plena. O falsete facilita que ocorra a báscula da laringe e consequentemente a emissão das notas hiperagudas. O cantor em um processo gradativo vai emitindo as notas hiperagudas, primeiramente com emissão em falsete, e posteriormente em voz plena, atingindo o objetivo final. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.000 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Música. 2. Treino vocal. 3. Voz de cabeça. 4. Voz de barítono | pt_BR |
Título: dc.title | A voz de cabeça na voz de barítono | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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LIVRO_A voz de cabeça na voz de barítono_REGIS DE CARVALHO.pdf | 7,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704393/2/LIVRO_A voz de cabeça na voz de barítono_REGIS DE CARVALHO.pdfDownload |
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