“Brincando com Yoga: possibilidades didático-pedagógicas para experiências corporais e formação de valores na Educação Infantil”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Andreazza-
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-13T14:35:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-13T14:35:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otheryogapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704389-
Resumo: dc.description.abstractO livro eletrônico “Brincando com yoga: possibilidades didático-pedagógicas para experiências corporais e formação de valores na Educação Infantil” resulta da pesquisa de mestrado intitulada Yoga na Educação Infantil: corporeidade e formação de valores na infância, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica - Mestrado Profissional, na UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, campus Bauru. No estudo, desenvolvemos e analisamos um processo de ensino e aprendizagem de Yoga para uma turma da Educação Infantil, com crianças da faixa etária entre quatro e cinco anos, em uma escola pública do interior paulista. Trata-se de um material, com possibilidades de aprofundar os estudos e apropriar-se de novos conhecimentos referentes aos temas em questão: Educação Infantil, corporeidade, Cultura Corporal, Yoga e formação de valores. Seu objetivo é apresentar contribuições teórico-pedagógicas para o ensino de Yoga na Educação Infantil que promovam a corporeidade e a formação de valores na infância. O desenvolvimento metodológico consta de atividades a serem desenvolvidas de forma lúdica com brincadeiras, jogos, músicas e histórias. Para isso, aborda elementos teóricos do Yoga na Educação Infantil, da corporeidade e da formação de valores na infância, e traz possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de Yoga nesta primeira etapa da educação básica. Esperamos que as proposições e reflexões que seguem contribuam para o repensar sensível e crítico da corporeidade nas escolas de Educação Infantil e para a construção de um processo educativo que inclua os conhecimentos filosófico-práticos do Yoga, promovendo novas experiências corporais e a formação de valores na infância.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent31,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcorporeidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectvalorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectyogapt_BR
Título: dc.title“Brincando com Yoga: possibilidades didático-pedagógicas para experiências corporais e formação de valores na Educação Infantil”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino

Arquivos associados:
yoga.pdf32.04 MBAdobe PDF/bitstream/capes/704389/2/yoga.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons