
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | FELICIO, CINTHIA MARIA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, IASMIM FERREIRA DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | TEODORO, PAULO VITOR | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-13T13:30:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-13T13:30:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704386 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | In this article we establish a dialogue between educational practices, mediated by digital technologies, in the teaching-learning process for an education that considers the aspects of Science, Technology and Society (CTS). Such practices supported by digital technologies bring different ways of teaching and learning. The way these technologies are used portray the teacher's conception and, this way, we will reflect on how this conception can interfere in the teaching-learning process and integral development of students in basic education. Based on a bibliographic survey, we discuss some conceptions arising from the use of digital technologies. In order to understand its relationship with the teaching-learning process, we will make an overview of the technical-scientific rationality permeating educational practices and their possible intentions in pedagogical mediation and its criticism from Vygotsky's Historical-Cultural Theory (THC - 2009). This theory contributes to the understanding of the formation of subjects through mediation. For this, we will clarify the concept of “pedagogical mediation” and its role in the development of scientific thinking and apprehension of the world. Finally, we will discuss the role of the school and teachers to achieve an integral human formation, as well as the scientific and technological development in Basic Education and the concerns related to the use of these in an ethical and humanizing way, from the development of critical thinking in the social media. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCATIONAL PRAXIS AND DIGITAL TECHNOLOGIES: RELATIONSHIPS WITH HISTORICAL-CULTURAL THEORY (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: