NOÇÕES PESSOAIS, FAMILIARES E SOCIOAMBIENTAL EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR – CADERNO DO PROFESSOR Nº 01

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARCARINI, VERONICA BORSONELLI-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAVES, RODOLFO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-12T23:33:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-12T23:33:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_CADERNO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS Nº 01_VERONICA BORSONELLI MARCARINIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704373-
Resumo: dc.description.abstractEste material destina-se a professore(a)s que trabalham e/ou pretendem trabalhar com Educação Financeira Escolar no Ensino Básico e àquele(a)s que se encontram em processo de formação inicial e buscam produzir reflexões acerca de (suas/nossas) práticas pedagógicas. Pretendemos que este Caderno de Práticas Educativas possa servir de apoio para impulsionar possíveis transformações nas (suas/nossas) práticas pedagógicas em sala de aula, buscando incentivar um trabalho voltado à realidade dos estudantes principalmente, no que se refere às questões financeiras presentes no seu dia a dia. Tal como fora protagonizado por Patrick Geddes, na defesa de que os estudantes, orientados por nós, professores, devem ser estimulados a interagir com a realidade do seu ambiente, para que, possam desenvolver atitudes criativas em relação ao mesmo. Sendo assim, cabe a nós, professores, atuarmos como interlocutores de uma Educação que possa incorporar realidades socioambientais (CHAVES, 2004). Nosso material é fruto de uma pesquisa de mestrado que deu origem à dissertação “Uma proposta de Educação Financeira no Ensino Médio: significados produzidos por estudantes de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo” (MARCARINI, 2021), realizada em sala de aula ao decorrer de uma disciplina eletiva do Ensino Médio, cujo tema foi empreendedorismo. As discussões e análises foram produzidas com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática – Gepemem – que, à luz do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), desenvolveram reflexões e práticas educativas, a partir do material da Estratégia Nacional de Educação Financeira – Enef – e do texto “Um programa de Educação Financeira para a matemática escolar da Educação Básica” de Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell. As práticas propostas buscam oferecer reflexões e podem ser levadas para a sala de aula, com novas adaptações, pois entendemos que um conteúdo programático não é um fim, mas um meio de possíveis leituras do mundo. Isso, pois, de acordo com nosso referencial teórico, o conteúdo não é o mais importante, mas sim a 7 produção de significado/conhecimento do indivíduo. O que o indivíduo introjecta são legitimidades e não conteúdos (LINS, 2012). Não pretendemos trazer um manual, algo prescritivo a ser seguido em sala de aula pelo professor. Nosso objetivo é convidar o leitor a refletir a respeito da Educação Financeira Escolar, oferecendo subsídios para pensar novas propostas de ensino que envolvam os temas de forma agradável, criativa e contextualizada. Esclarecemos que as tarefas não possuem chave de correção, pois não valorizamos o “certo” ou o “errado”, de acordo com o MCS1, mas maneiras de produzir significados diferentes para as enunciações de nossos estudantes. Neste texto, quando nos referimos a planejamento de estratégias e táticas, a partir do nosso referencial teórico (CHAVES, 2004), consideraremos estratégia como se fosse o planejamento de uma “armadilha”, na qual as táticas são as formas de se conduzir a essa armadilha. Grosso modo, se tomarmos como referência a Teoria da Atividade de Alexis Nikolaevich Leontiev (1903-1979) poderemos entender as estratégias como ações e as táticas como operações para se alcançar essas ações. Os capítulos a seguir, trazem práticas educaticas com temas variados dentro da Educação Financeira Escolar, que consideramos primordiais para serem discutidos dentro da escola, colocando em movimento a máxima ambientalista de que é preciso pensar globalmente, mas agir localmente. Apresentamos em cada prática o objetivo da mesma, materiais necessários, sugestões para o professor (somente no caderno do professor), situações e tarefas para refletir e para responder e ao final a sessão para imprimir onde compilamos as tarefas encontradas no decorrer do capítulo. Caso o professor não tenha a possibilidade de entregar um Caderno de Práticas Educativas (caderno do estudante) para cada estudante, poderá conduzir as aulas com seu material (caderno do professor) e entregar aos estudantes apenas o compilado de questões da sessão “Para imprimir”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,69 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO FINANCEITA ESCOLAR, ENSINO MÉDIO, MODELO DOS AMPOS SEMÂNTICOpt_BR
Título: dc.titleNOÇÕES PESSOAIS, FAMILIARES E SOCIOAMBIENTAL EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR – CADERNO DO PROFESSOR Nº 01pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typemapapt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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