Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | STRASSEMANN, THIAGO GUEDES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, SANDRA APARECIDA FRAGA DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T22:37:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T22:37:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_THIAGO GUEDES STRASSEMANN | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704370 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nestes (vários) meses de pandemia, a impressão que ficou para boa parte dos educadores é que as dificuldades que já faziam parte do nosso cotidiano em sala de aula foram acentuadas, tornando o nosso trabalho ainda mais cansativo e complexo. Diante disso, tornou-se necessário que nós nos dedicássemos a encontrar novas alternativas para alcançar os nossos alunos e oferecer-lhes a melhor apresentação do conteúdo possível. Como forma de compartilhar nossas experiências de uma situação prática com adaptação ao ensino remoto/híbrido, te apresentamos este livro, sistematização do processo vivenciado na pesquisa de mestrado do primeiro autor, orientado pela segunda autora (STRASSEMANN, 2021). Nesta pesquisa, tivemos a oportunidade de elaborar uma proposta de introdução ao conceito de Função e analisar como esta proposta, dentro do contexto da pandemia de Covid-19, oportunizou um trabalho sistematizado deste conceito com estudantes de 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Espírito Santo. Para que fosse possível elaborar a proposta que compõe esta obra, foi necessário definirmos uma perspectiva teórico-metodológica que, além de oferecer um norte às nossas ações, nos muniu de ferramentas para avaliar/complementar a proposta e torná-la concisa o suficiente para contribuir com as nossas práticas como professores. Neste prisma, assumimos a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade como referencial. Consideramos pertinente dar uma atenção especial ao conceito de Função e ao conhecimento algébrico relacionado com este conceito, vista a dificuldade geralmente demonstrada pelos estudantes na transição do pensamento aritmético para esta ‘nova’ forma de raciocínio matemático. Além disso, um traço importante deste conceito que será evidenciado durante o desenvolvimento deste livro é a variedade de conexões que existem entre as Funções e outros objetos do conhecimento (matemáticos ou não). Nos capítulos que seguem, você verá elementos que foram cruciais para o desenvolvimento da nossa pesquisa (e, consequentemente, da proposta) e, a partir destes elementos, almejamos que as tarefas desenvolvidas despertem o seu interesse para o desenvolvimento de novas estratégias, de acordo com a sua realidade e as suas necessidades. Dentre estes elementos, destacamos o resgate do movimento lógico-histórico (KOPNIN, 1978) do conceito de Função, fundamento sobre o qual orientamos todas as nossas ações no intuito de apresentar a essência - estrutura e dinâmica (NETTO, 2011) do conceito, a exposição do processo de (re)elaboração da proposta e a síntese da análise que fizemos de cada tarefa, com comentários que podem te auxiliar na aplicação e na adaptação à sua realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Orientadora de Ensino. Movimento Lógico-Histórico. Nexos Conceituais. Álgebra. Situações Desencadeadoras de Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | FUNÇÃO: UMA PROPOSTA LÓGICOHISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons