FUNÇÃO: UMA PROPOSTA LÓGICOHISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSTRASSEMANN, THIAGO GUEDES-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SANDRA APARECIDA FRAGA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-12T22:37:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-12T22:37:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_THIAGO GUEDES STRASSEMANNpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704370-
Resumo: dc.description.abstractNestes (vários) meses de pandemia, a impressão que ficou para boa parte dos educadores é que as dificuldades que já faziam parte do nosso cotidiano em sala de aula foram acentuadas, tornando o nosso trabalho ainda mais cansativo e complexo. Diante disso, tornou-se necessário que nós nos dedicássemos a encontrar novas alternativas para alcançar os nossos alunos e oferecer-lhes a melhor apresentação do conteúdo possível. Como forma de compartilhar nossas experiências de uma situação prática com adaptação ao ensino remoto/híbrido, te apresentamos este livro, sistematização do processo vivenciado na pesquisa de mestrado do primeiro autor, orientado pela segunda autora (STRASSEMANN, 2021). Nesta pesquisa, tivemos a oportunidade de elaborar uma proposta de introdução ao conceito de Função e analisar como esta proposta, dentro do contexto da pandemia de Covid-19, oportunizou um trabalho sistematizado deste conceito com estudantes de 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Espírito Santo. Para que fosse possível elaborar a proposta que compõe esta obra, foi necessário definirmos uma perspectiva teórico-metodológica que, além de oferecer um norte às nossas ações, nos muniu de ferramentas para avaliar/complementar a proposta e torná-la concisa o suficiente para contribuir com as nossas práticas como professores. Neste prisma, assumimos a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade como referencial. Consideramos pertinente dar uma atenção especial ao conceito de Função e ao conhecimento algébrico relacionado com este conceito, vista a dificuldade geralmente demonstrada pelos estudantes na transição do pensamento aritmético para esta ‘nova’ forma de raciocínio matemático. Além disso, um traço importante deste conceito que será evidenciado durante o desenvolvimento deste livro é a variedade de conexões que existem entre as Funções e outros objetos do conhecimento (matemáticos ou não). Nos capítulos que seguem, você verá elementos que foram cruciais para o desenvolvimento da nossa pesquisa (e, consequentemente, da proposta) e, a partir destes elementos, almejamos que as tarefas desenvolvidas despertem o seu interesse para o desenvolvimento de novas estratégias, de acordo com a sua realidade e as suas necessidades. Dentre estes elementos, destacamos o resgate do movimento lógico-histórico (KOPNIN, 1978) do conceito de Função, fundamento sobre o qual orientamos todas as nossas ações no intuito de apresentar a essência - estrutura e dinâmica (NETTO, 2011) do conceito, a exposição do processo de (re)elaboração da proposta e a síntese da análise que fizemos de cada tarefa, com comentários que podem te auxiliar na aplicação e na adaptação à sua realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Orientadora de Ensino. Movimento Lógico-Histórico. Nexos Conceituais. Álgebra. Situações Desencadeadoras de Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleFUNÇÃO: UMA PROPOSTA LÓGICOHISTÓRICA EM TEMPOS DE PANDEMIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons