
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FORTES, JANIELLI DE VARGAS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, EDMAR REIS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T21:04:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T21:04:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_JANIELLI DE VARGAS FORTES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704368 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Para muitos, a surdez ainda se configura como deficiência e está localizada dentro dodiscurso de anormalidade. Isso não quer dizer que a surdez como materialidadereconhecida em um corpo, construída a partir do “olhar” dos ouvintes, seja negada. Mas,há o reconhecimento de que, para além dessa materialidade, a surdez também éconstruída culturalmente e se manifesta, sobretudo, por meio da língua de sinais(LOPES, 2007). Ser surdo não, necessariamente, implica ter uma cultura surda. É uma questão deescolha ser surdo, usar a língua de sinais e viver experiências visuais (SKLIAR, 1998). Éimportante destacar essa diversidade, pois, existem muitos surdos que são oralizados enão utilizam a Libras como forma de comunicação. Dessa forma, diante da necessidade de uma educação bilíngue em Libras namodalidade sinalizada, esse produto educacional trata-se de uma coletânea de vídeosem Libras que estão em um canal específico, com discussões de matemáticadirecionada para estudantes surdos de qualquer nível de ensino. Os vídeos foram produzidos por um surdo professor de Matemática. Como estamos emum contexto de pandemia, os vídeos foram produzidos com a tecnologia própria. Osconteúdos escolhidos ficaram a critério do surdo professor de Matemática que optoupor falar sobre potenciação. Vale ressaltar que os vídeos foram criados a partir de estratégias visuais (SACKS, 2010),pois, durante o percurso da pesquisa e da produção dos vídeos, foram percebidos comoos surdos aprendem e ensinam Matemática. As estratégias devem ser percebidas pelosprofessores dos estudantes surdos, pois é uma forma de respeito à sua singularidade. Realizamos alguns encontros, discutimos alguns conteúdos específicos de matemática,e construímos de forma colaborativa os vídeos de Matemática em Libras. Vale ressaltarque três professores de matemática participaram da elaboração dos vídeos, dessaforma, também foram discutidos melhorias nos aspectos visuais, nos conceitosmatemáticos, duração dos vídeos, entre outros aspectos. Os vídeos foram disponibilizados em um canal específico intitulado De surdo parasurdo: Matemática em Libras de forma gratuita. A ideia é construir um local acessívelcom vídeos em Libras de Matemática com atualizações periódicas, dessa forma, casotenha interesse em contribuir para o nosso canal, entre em contato pelo e-mail;desurdoparasurdo@gmail.com, será um prazer dialogar sobre possibilidades paratornar o canal cada vez melhor. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,76 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura Surda; Libras; Educação Matemática; Vídeos. | pt_BR |
| Título: dc.title | DE SURDO PARA SURDO: MATEMÁTICA EM LIBRAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons