DE SURDO PARA SURDO: MATEMÁTICA EM LIBRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFORTES, JANIELLI DE VARGAS-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, EDMAR REIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-12T21:04:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-12T21:04:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-21-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_JANIELLI DE VARGAS FORTESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704368-
Resumo: dc.description.abstractPara muitos, a surdez ainda se configura como deficiência e está localizada dentro dodiscurso de anormalidade. Isso não quer dizer que a surdez como materialidadereconhecida em um corpo, construída a partir do “olhar” dos ouvintes, seja negada. Mas,há o reconhecimento de que, para além dessa materialidade, a surdez também éconstruída culturalmente e se manifesta, sobretudo, por meio da língua de sinais(LOPES, 2007). Ser surdo não, necessariamente, implica ter uma cultura surda. É uma questão deescolha ser surdo, usar a língua de sinais e viver experiências visuais (SKLIAR, 1998). Éimportante destacar essa diversidade, pois, existem muitos surdos que são oralizados enão utilizam a Libras como forma de comunicação. Dessa forma, diante da necessidade de uma educação bilíngue em Libras namodalidade sinalizada, esse produto educacional trata-se de uma coletânea de vídeosem Libras que estão em um canal específico, com discussões de matemáticadirecionada para estudantes surdos de qualquer nível de ensino. Os vídeos foram produzidos por um surdo professor de Matemática. Como estamos emum contexto de pandemia, os vídeos foram produzidos com a tecnologia própria. Osconteúdos escolhidos ficaram a critério do surdo professor de Matemática que optoupor falar sobre potenciação. Vale ressaltar que os vídeos foram criados a partir de estratégias visuais (SACKS, 2010),pois, durante o percurso da pesquisa e da produção dos vídeos, foram percebidos comoos surdos aprendem e ensinam Matemática. As estratégias devem ser percebidas pelosprofessores dos estudantes surdos, pois é uma forma de respeito à sua singularidade. Realizamos alguns encontros, discutimos alguns conteúdos específicos de matemática,e construímos de forma colaborativa os vídeos de Matemática em Libras. Vale ressaltarque três professores de matemática participaram da elaboração dos vídeos, dessaforma, também foram discutidos melhorias nos aspectos visuais, nos conceitosmatemáticos, duração dos vídeos, entre outros aspectos. Os vídeos foram disponibilizados em um canal específico intitulado De surdo parasurdo: Matemática em Libras de forma gratuita. A ideia é construir um local acessívelcom vídeos em Libras de Matemática com atualizações periódicas, dessa forma, casotenha interesse em contribuir para o nosso canal, entre em contato pelo e-mail;desurdoparasurdo@gmail.com, será um prazer dialogar sobre possibilidades paratornar o canal cada vez melhor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,76 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura Surda; Libras; Educação Matemática; Vídeos.pt_BR
Título: dc.titleDE SURDO PARA SURDO: MATEMÁTICA EM LIBRASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons