QUADRINHOS MATEMÁTICOS: PROBLEMAS COM O TEOREMA DE "PITÁGORAS"?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHIGOR SOARES, MAJONI-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, LIGIA ARANTES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-12T20:35:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-12T20:35:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_HIGOR SOARES MAJONIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704367-
Resumo: dc.description.abstractO uso do gênero literário História em Quadrinhos tem se mostrado interessante no ensino de Matemática, oferecendo diversas possibilidades à exploração de conceitos no universo escolar em todos os níveis. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e utilização da História em Quadrinhos “Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?” como recurso potencialmente gerador de produção de significados em relação ao Teorema de Pitágoras e práticas historicamente envolvidas. Essa temática é destacada na Base Nacional Comum Curricular tanto para os anos finais do Ensino Fundamental II, quanto para o Ensino Médio. A proposta de trabalho, inclusive para posterior validação do produto educacional, foi realizada com turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada em Cariacica-ES. O objetivo principal consistiu em analisar a produção de significados no uso das Histórias em Quadrinhos nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo "Teorema de Pitágoras”. A idealização desse produto educacional e o aporte teórico à pesquisa é embasado no Modelo dos Campos Semânticos, além de considerar fundamentos de estudiosos e pesquisadores quanto à elaboração e uso das Histórias em Quadrinhos. Em termos de conclusões destaca-se que o uso da HQ que trouxe uma abordagem do conteúdo matemático do Teorema de Pitágoras, favoreceu a produção de significados e de conhecimentos em ações coletivas e individuais, de modo a subsidiar suas análises e a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent242 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em Quadrinhos; Modelo dos Campos Semânticos; Produção de Significado; Teorema de Pitágoras.pt_BR
Título: dc.titleQUADRINHOS MATEMÁTICOS: PROBLEMAS COM O TEOREMA DE "PITÁGORAS"?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons