Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | HIGOR SOARES, MAJONI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, LIGIA ARANTES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T20:35:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T20:35:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_HIGOR SOARES MAJONI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704367 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso do gênero literário História em Quadrinhos tem se mostrado interessante no ensino de Matemática, oferecendo diversas possibilidades à exploração de conceitos no universo escolar em todos os níveis. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e utilização da História em Quadrinhos “Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?” como recurso potencialmente gerador de produção de significados em relação ao Teorema de Pitágoras e práticas historicamente envolvidas. Essa temática é destacada na Base Nacional Comum Curricular tanto para os anos finais do Ensino Fundamental II, quanto para o Ensino Médio. A proposta de trabalho, inclusive para posterior validação do produto educacional, foi realizada com turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada em Cariacica-ES. O objetivo principal consistiu em analisar a produção de significados no uso das Histórias em Quadrinhos nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo "Teorema de Pitágoras”. A idealização desse produto educacional e o aporte teórico à pesquisa é embasado no Modelo dos Campos Semânticos, além de considerar fundamentos de estudiosos e pesquisadores quanto à elaboração e uso das Histórias em Quadrinhos. Em termos de conclusões destaca-se que o uso da HQ que trouxe uma abordagem do conteúdo matemático do Teorema de Pitágoras, favoreceu a produção de significados e de conhecimentos em ações coletivas e individuais, de modo a subsidiar suas análises e a aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 242 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos; Modelo dos Campos Semânticos; Produção de Significado; Teorema de Pitágoras. | pt_BR |
Título: dc.title | QUADRINHOS MATEMÁTICOS: PROBLEMAS COM O TEOREMA DE "PITÁGORAS"? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons