Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RANGEL, SIMONE DE SOUZA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, EDMAR REIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T19:35:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T19:35:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_SIMONE DE SOUZA SILVA RANGEL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704365 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É importante ressaltar que essa pesquisa foi desenvolvida no contexto da pandemia da COVID-19, no entanto, todas as atividades foram realizadas de forma presencial respeitando os protocolos sanitários. O objetivo principal deste estudo foi compreender como uma criança com TDAH, na Educação Infantil, se apropria de noções espaciais. A pesquisa foi desenvolvida tendo como sujeito uma criança de cinco anos de idade, da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, do municıṕ io de Vitória-ES. As atividades apresentadas neste material didático foram pensadas e planejadas de forma lúdica no transcurso da investigação, tendo como base as observações feitas em sala de aula, a entrevista com os pais da criança investigada e com a professora da turma. Essas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de auxiliar a criança com TDAH investigada a desenvolver a competência espacial, a atenção, a concentração e o raciocınio lógico. Vale ressaltar que as atividades neste material educativo podem ser utilizadas com todas as crianças, independentemente de sua especi_icidade, e também podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária. Na pesquisa realizada, as atividades foram desenvolvidas, testadas e validadas em contexto real de sala de aula, visando provocar momentos de re_lexão sobre minha prática docente. De acordo com o Documento de A rea de Ensino 46, da CAPES (2019, p. 9), as pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação da área de Ensino, devem fomentar ações que contribuam com a “[...] transformação da prática dos professores [...]”. Dessa forma, esperamos que as ações educativas desenvolvidas neste material possam contribuir e melhorar as práticas do ensino de matemática na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, ao proporcionar às crianças experiências significativas que as conduza, progressivamente, ao desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.80 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TDAH. Educação Matemática Inclusiva. Noções Espaciais. Educação Infantil. | pt_BR |
Título: dc.title | NOÇÕES ESPACIAIS EM ESPAÇOS DE BRINCADEIRAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons