NOÇÕES ESPACIAIS EM ESPAÇOS DE BRINCADEIRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRANGEL, SIMONE DE SOUZA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, EDMAR REIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-12T19:35:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-12T19:35:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-21-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_SIMONE DE SOUZA SILVA RANGELpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704365-
Resumo: dc.description.abstractÉ importante ressaltar que essa pesquisa foi desenvolvida no contexto da pandemia da COVID-19, no entanto, todas as atividades foram realizadas de forma presencial respeitando os protocolos sanitários. O objetivo principal deste estudo foi compreender como uma criança com TDAH, na Educação Infantil, se apropria de noções espaciais. A pesquisa foi desenvolvida tendo como sujeito uma criança de cinco anos de idade, da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, do municıṕ io de Vitória-ES. As atividades apresentadas neste material didático foram pensadas e planejadas de forma lúdica no transcurso da investigação, tendo como base as observações feitas em sala de aula, a entrevista com os pais da criança investigada e com a professora da turma. Essas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de auxiliar a criança com TDAH investigada a desenvolver a competência espacial, a atenção, a concentração e o raciocınio lógico. Vale ressaltar que as atividades neste material educativo podem ser utilizadas com todas as crianças, independentemente de sua especi_icidade, e também podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária. Na pesquisa realizada, as atividades foram desenvolvidas, testadas e validadas em contexto real de sala de aula, visando provocar momentos de re_lexão sobre minha prática docente. De acordo com o Documento de A􀆵 rea de Ensino 46, da CAPES (2019, p. 9), as pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação da área de Ensino, devem fomentar ações que contribuam com a “[...] transformação da prática dos professores [...]”. Dessa forma, esperamos que as ações educativas desenvolvidas neste material possam contribuir e melhorar as práticas do ensino de matemática na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, ao proporcionar às crianças experiências significativas que as conduza, progressivamente, ao desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.80 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTDAH. Educação Matemática Inclusiva. Noções Espaciais. Educação Infantil.pt_BR
Título: dc.titleNOÇÕES ESPACIAIS EM ESPAÇOS DE BRINCADEIRASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons