ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ANOS INICIAIS

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELADO, Kariele Coutinho-
Autor(es): dc.contributor.authorNETO, Giovani Zanetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-12T15:36:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-12T15:36:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-23-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS Nº87_KARIELE COUTINHO MELADOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704362-
Resumo: dc.description.abstractEntre os anos de 2019 e 2021, durante a realização do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Está vinculado a uma pesquisa que visou estudar a Formação Continuada do pedagogo no que tange à preparação para a atuação no ensino de ciências, tendo por foco a importância do Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa discussão emergiu da preocupação do nível de conhecimento sobre ciência e tecnologia dos professores e alunos, o qual se intensificou no mundo e principalmente no Brasil. A pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as práticas pedagógicas vivenciadas por esses sujeitos em Formação Continuada podem contribuir para a reflexão sobre o conceito de ciência e do próprio Ensino de Ciências da Natureza. O curso intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica” (DTEC), com carga horária de 60 horas, foi ofertado de forma online, contou com ações síncronas e assíncronas, contemplando leituras, fórum de discussão, questionários, diários de bordo, apresentação de práticas experimentais e ocorreu a partir da articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia explorando o conceito de Alfabetização Científica para o Ensino de Ciências. A abordagem teórica que fundamentou o curso foi a Alfabetização Científica interpretada por Sasseron, Carvalho e Chassot envolvendo o conjunto de conhecimentos e capacidades que os educandos têm de ler, de compreender e de expressar opiniões sobre os contextos que envolvem a ciência e o entendimento das informações. O Guia está organizado pensando na junção entre teoria e prática, descrevendo etapa por etapa com exemplos e dicas, por meio de uma comunicação simplificada. Nosso objetivo aqui é aliar os conteúdos previstos no currículo dos anos iniciais em ensino de ciências e fomentando a execução de atividades práticas experimentais em sua sala de aulapt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,26 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação do pedagogo(a). Ensino de Ciências. Alfabetização Científica.pt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ANOS INICIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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