Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELADO, Kariele Coutinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, Giovani Zanetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T15:36:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T15:36:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS Nº87_KARIELE COUTINHO MELADO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704362 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Entre os anos de 2019 e 2021, durante a realização do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Está vinculado a uma pesquisa que visou estudar a Formação Continuada do pedagogo no que tange à preparação para a atuação no ensino de ciências, tendo por foco a importância do Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa discussão emergiu da preocupação do nível de conhecimento sobre ciência e tecnologia dos professores e alunos, o qual se intensificou no mundo e principalmente no Brasil. A pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as práticas pedagógicas vivenciadas por esses sujeitos em Formação Continuada podem contribuir para a reflexão sobre o conceito de ciência e do próprio Ensino de Ciências da Natureza. O curso intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica” (DTEC), com carga horária de 60 horas, foi ofertado de forma online, contou com ações síncronas e assíncronas, contemplando leituras, fórum de discussão, questionários, diários de bordo, apresentação de práticas experimentais e ocorreu a partir da articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia explorando o conceito de Alfabetização Científica para o Ensino de Ciências. A abordagem teórica que fundamentou o curso foi a Alfabetização Científica interpretada por Sasseron, Carvalho e Chassot envolvendo o conjunto de conhecimentos e capacidades que os educandos têm de ler, de compreender e de expressar opiniões sobre os contextos que envolvem a ciência e o entendimento das informações. O Guia está organizado pensando na junção entre teoria e prática, descrevendo etapa por etapa com exemplos e dicas, por meio de uma comunicação simplificada. Nosso objetivo aqui é aliar os conteúdos previstos no currículo dos anos iniciais em ensino de ciências e fomentando a execução de atividades práticas experimentais em sua sala de aula | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,26 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do pedagogo(a). Ensino de Ciências. Alfabetização Científica. | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ANOS INICIAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons