O PARQUE MUNICIPAL URBANO SÍTIO BATALHA COMO CENÁRIO DE UM PLANEJAMENTO DE ABRP: GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Verônca Isaura do Rozário-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-12T14:53:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-12T14:53:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 85_VERÔNICA ISAURA DO ROZÁRIO DE VASCONCELOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704361-
Resumo: dc.description.abstractOlá, professores! Este guia didático foi elaborado ao longo da intervenção didática da pesquisa de mestrado APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL URBANO S Í T I O BATALHA, VILA VELHA-ES., orientada pela Profa. Dra. Manuella Villar Amado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A dissertação surgiu da busca em aprimorar as minhas atividades como docente, adotando práticas educativas inovadoras que contribuíssem para a construção do conhecimento do aluno. Assim, trata-se de uma proposta educativa da metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), direcionada a professores da Educação Básica que poderão utilizá-lo, também, como referência para a realização de outros estudos referentes ao Parque Municipal Urbano Sítio Batalha. No Brasil, na Educação Básica a aplicação da ABRP ainda é escassa e com poucos relatos de experiências e pesquisas na área. Isso mostra a importância materiais que sirvam de apoio ao professor que queira aplicar esse tipo de metodologia. Este guia didático está organizado em nove capítulos e encontra-se disponibilizado no formato digital no site do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Sua divulgação busca alcançar professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior, estudantes, profissionais da educação não formal e educadores em geral. No primeiro capítulo, apresentamos o conteúdo. O segundo capítulo começa com um breve memorial, a importância da temática, assim como a explicação sobre o meu interesse pelo assunto e a motivação para a realização do estudo. No terceiro capítulo apontamos a origem, as variações e as características da metodologia ABRP. No Capítulo 4, apresentamos as divergências entre os autores da área quanto aos termos Educação não formal, formal e informal; mostramos a importância da complementariedade da Educação formal e a não formal; caracterizamos Parque Municipal Urbano Sítio Batalha como um espaço não formal de educação e o contextualizamos historicamente. O quinto capítulo introduz o conceito de Alfabetização Científica, outros termos utilizados, os três eixos da AC segundo Sasseron e Carvalho (2011) e um enfoque no eixo que relaciona a ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente. No sexto capítulo, relatamos a intervenção didática: o planejamento, os limites da pesquisa, a construção do cenário problemático da ABRP e a descrição da intervenção aos alunos do 9° ano da UMEF Gil Bernardes. No sétimo, elencamos sugestões de conteúdo dos componentes curriculares do Ensino Fundamental II a serem trabalhados no PMUSB. E, no capítulo oito, são feitas as considerações finais. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a sua prática pedagógica!! Boa leitura!!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,54 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas. Parque Municipal Urbano. Educação não formal. Alfabetização Científicapt_BR
Título: dc.titleO PARQUE MUNICIPAL URBANO SÍTIO BATALHA COMO CENÁRIO DE UM PLANEJAMENTO DE ABRP: GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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