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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, Verônca Isaura do Rozário | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T14:53:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T14:53:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 85_VERÔNICA ISAURA DO ROZÁRIO DE VASCONCELOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704361 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Olá, professores! Este guia didático foi elaborado ao longo da intervenção didática da pesquisa de mestrado APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PARQUE MUNICIPAL URBANO S Í T I O BATALHA, VILA VELHA-ES., orientada pela Profa. Dra. Manuella Villar Amado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A dissertação surgiu da busca em aprimorar as minhas atividades como docente, adotando práticas educativas inovadoras que contribuíssem para a construção do conhecimento do aluno. Assim, trata-se de uma proposta educativa da metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), direcionada a professores da Educação Básica que poderão utilizá-lo, também, como referência para a realização de outros estudos referentes ao Parque Municipal Urbano Sítio Batalha. No Brasil, na Educação Básica a aplicação da ABRP ainda é escassa e com poucos relatos de experiências e pesquisas na área. Isso mostra a importância materiais que sirvam de apoio ao professor que queira aplicar esse tipo de metodologia. Este guia didático está organizado em nove capítulos e encontra-se disponibilizado no formato digital no site do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Sua divulgação busca alcançar professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior, estudantes, profissionais da educação não formal e educadores em geral. No primeiro capítulo, apresentamos o conteúdo. O segundo capítulo começa com um breve memorial, a importância da temática, assim como a explicação sobre o meu interesse pelo assunto e a motivação para a realização do estudo. No terceiro capítulo apontamos a origem, as variações e as características da metodologia ABRP. No Capítulo 4, apresentamos as divergências entre os autores da área quanto aos termos Educação não formal, formal e informal; mostramos a importância da complementariedade da Educação formal e a não formal; caracterizamos Parque Municipal Urbano Sítio Batalha como um espaço não formal de educação e o contextualizamos historicamente. O quinto capítulo introduz o conceito de Alfabetização Científica, outros termos utilizados, os três eixos da AC segundo Sasseron e Carvalho (2011) e um enfoque no eixo que relaciona a ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente. No sexto capítulo, relatamos a intervenção didática: o planejamento, os limites da pesquisa, a construção do cenário problemático da ABRP e a descrição da intervenção aos alunos do 9° ano da UMEF Gil Bernardes. No sétimo, elencamos sugestões de conteúdo dos componentes curriculares do Ensino Fundamental II a serem trabalhados no PMUSB. E, no capítulo oito, são feitas as considerações finais. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a sua prática pedagógica!! Boa leitura!! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,54 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas. Parque Municipal Urbano. Educação não formal. Alfabetização Científica | pt_BR |
Título: dc.title | O PARQUE MUNICIPAL URBANO SÍTIO BATALHA COMO CENÁRIO DE UM PLANEJAMENTO DE ABRP: GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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