Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Samoel Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brasileiro Filho, Samuel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-13T12:49:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-13T12:49:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Evasão no ensino técnico concomitante - dos números às vozes dos sujeitos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704347 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional, na forma de um artigo, trata da evasão no ensino técnico concomitante ofertado nas instituições integrantes da Rede Federal, cuja oferta tem sido fomentada para garantir a implantação da reforma do ensino médio em curso. É resultante de uma pesquisa de mestrado e analisa os fatores que influenciaram a evasão no curso Técnico Concomitante em Automação Industrial ofertado no IFCE Campus Maracanaú. Envolveu o diagnóstico quantitativo e qualitativo da evasão no curso, a partir das vozes dos sujeitos em situação de evasão, mediante aplicação de questionários eletrônicos e realização de entrevistas. Nas análises dos dados privilegiou-se a abordagem qualitativa e adotou-se a análise categorial de Bardin (2016). A evasão no curso investigado está mais relacionada a fatores individuais e externos à instituição, potencializados pela oferta na forma concomitante ao ensino médio. Os resultados suscitam a defesa de políticas educacionais e institucionais pautadas na garantia da permanência estudantil e indicam a necessidade de repensar a oferta do ensino técnico de forma concomitante ao ensino médio, tendo em vista as suas implicações negativas na permanência estudantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,06 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso técnico concomitante | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Título: dc.title | EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO CONCOMITANTE: DOS NÚMEROS ÀS VOZES DOS SUJEITOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons