Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DELCARRO, JÉSSICA CRISTINA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SONDERAMNN, DANIELLI VEIGA CARNEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-13T10:24:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-13T10:24:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_JÉSSICA CRISTINA SILVA DELCARRO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704341 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão escolar de estudantes com deficiência é marcada pela luta diária dos movimentos sociais or-ganizados, sendo mais de 30 anos lutando pela ga¬rantia de direitos. As deficiências apresentam uma grande diversidade e particularidades que precisam ser conhecidas, compreendidas e trabalhadas para que assim seja possível garantir um processo de en¬sino e aprendizagem inclusivo. A inclusão de estu¬dantes com deficiência no ensino regular ainda en¬frenta diversas barreiras, destaco aqui as barreiras metodológica, instrumental, programática, atitudinal e arquitetônicas. O objetivo deste produto educacional é colaborar para o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência visual – baixa visão e ce¬gos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Este Ebook é resultante de um estudo científico de¬senvolvido entre os anos de 2018 e 2021, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Ma¬temática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo-IFES. Ele está vinculado a uma pesquisa que investigou as possibilidades e também os desafios de uma formação continuada para a formação de profis¬sionais da educação básica no que tange à adoção de práticas pedagógicas inclusivas para estudantes com Deficiência Visual (DV) – Cegos e Baixa Visão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,91 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão. Deficiência visual. Formação continuada. Acessibilidade. Práticas Pedagógicas. | pt_BR |
Título: dc.title | PARA INCLUIR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons