Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UniFOA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, SANDRO JORGE TAVARES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PARAISO ALVES, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-10T18:52:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-10T18:52:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Ambiental na Prática do Professor de Educação Física | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704322 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo configurou-se a partir de uma perspectiva investigativa que está enredada por dois campos do saber: Ensino e Meio Ambiente. Ensino porque procurou descrever como se deram os entrelaçamentos em rede entre professor e estudantes (atores humanos) e os recursos digitais tecnológicos, artigos e leis (atores não-humanos) para uma tecitura de conhecimentos. E, Meio Ambiente porque teve como objetivo descrever a tecitura de conhecimentos sobre o tema Educação Ambiental em um curso de Bacharelado em Educação Física. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproximou da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. A pesquisa possui como centralidade as controvérsias advindas da mobilidade entre os humanos e não-humanos em uma rede de produção de saberes cujo tema emerge da Educação Ambiental. O estudo desenvolveu-se com um grupo de 65 estudantes de Bacharelado em Educação Física, mais especificamente na disciplina de Tópicos Especiais - Esportes de Aventura de um Centro Universitário localizado na cidade de Volta Redonda, região Sul do estado do Rio de Janeiro. Para a produção dos dados utilizamos o caderno de campo, a roda de conversa e as narrativas do professor e dos estudantes no ambiente digital de aprendizagem Edmodo. Concluímos que a tecitura de conhecimentos sob o tema Educação Ambiental no contexto dessa pesquisa se deu de maneira não linear, rizomática e por meio de associações advindas dos movimentos dos actantes na rede sociotécnica. Além disso, o processo ensinoaprendizagem não se limitou ao trabalho de dentro da sala de aula. Foi além ao transformar a prática docente dessa investigação, tanto no presencial, quanto no mundo digital, organizando ações que possibilitaram a continuidade do aprendizado independentemente de um lugar onde o mesmo deveria ocorrer. Como produto foi elaborado um curso de extensão na modalidade de Educação a Distância, sob o tema Educação Ambiental na formação do Profissional de Educação Física que utiliza a Teoria Ator-Rede como arcabouço teórico metodológico no seu design. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,16 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EF.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704322/2/EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons