EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniFOApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, SANDRO JORGE TAVARES-
Autor(es): dc.contributor.authorPARAISO ALVES, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-10T18:52:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-10T18:52:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherEducação Ambiental na Prática do Professor de Educação Físicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704322-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo configurou-se a partir de uma perspectiva investigativa que está enredada por dois campos do saber: Ensino e Meio Ambiente. Ensino porque procurou descrever como se deram os entrelaçamentos em rede entre professor e estudantes (atores humanos) e os recursos digitais tecnológicos, artigos e leis (atores não-humanos) para uma tecitura de conhecimentos. E, Meio Ambiente porque teve como objetivo descrever a tecitura de conhecimentos sobre o tema Educação Ambiental em um curso de Bacharelado em Educação Física. Como escopo teórico e metodológico o estudo se aproximou da Teoria Ator-Rede, de cunho qualitativo e com abordagem descritiva. A pesquisa possui como centralidade as controvérsias advindas da mobilidade entre os humanos e não-humanos em uma rede de produção de saberes cujo tema emerge da Educação Ambiental. O estudo desenvolveu-se com um grupo de 65 estudantes de Bacharelado em Educação Física, mais especificamente na disciplina de Tópicos Especiais - Esportes de Aventura de um Centro Universitário localizado na cidade de Volta Redonda, região Sul do estado do Rio de Janeiro. Para a produção dos dados utilizamos o caderno de campo, a roda de conversa e as narrativas do professor e dos estudantes no ambiente digital de aprendizagem Edmodo. Concluímos que a tecitura de conhecimentos sob o tema Educação Ambiental no contexto dessa pesquisa se deu de maneira não linear, rizomática e por meio de associações advindas dos movimentos dos actantes na rede sociotécnica. Além disso, o processo ensinoaprendizagem não se limitou ao trabalho de dentro da sala de aula. Foi além ao transformar a prática docente dessa investigação, tanto no presencial, quanto no mundo digital, organizando ações que possibilitaram a continuidade do aprendizado independentemente de um lugar onde o mesmo deveria ocorrer. Como produto foi elaborado um curso de extensão na modalidade de Educação a Distância, sob o tema Educação Ambiental na formação do Profissional de Educação Física que utiliza a Teoria Ator-Rede como arcabouço teórico metodológico no seu design.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,16 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambientept_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons