Educação e Cotidiano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniFOApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEDUARDO, Janaína Rodrigues de Freitas Machado-
Autor(es): dc.contributor.authorPARAISO ALVES, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-10T18:27:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-10T18:27:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherEducação e Cotidianopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704321-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi escrito com base em uma pesquisa desenvolvida no Colégio Estadual Rio de Janeiro (CERJ), em Volta Redonda/RJ, que tinha como objetivo investigar a prática docente articulada à Educação Ambiental. E, especificamente, acompanhar as ações socioambientais desenvolvidas pelos sujeitos da referida escola, discutir o impacto do paradigma moderno e da crise ambiental na sociedade atual, propor a criação de vídeos educativos durante as ações educativas na disciplina de Biologia e criar um vlog (canal de vídeos no YouTube) para disseminar as produções dos estudantes sobre educação socioambiental. Nesta pesquisa qualitativa, mergulhamos nas redes de conhecimentos tecidas pelos professores e estudantes. Por isso, este estudo foi conduzido na perspectiva da pesquisa com o cotidiano e na noção de conhecimentos em redes. Os instrumentos utilizados foram o caderno de campo e as redes de conversações. Portanto, cabe frisar que a pesquisa foi apreciada pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos e aprovada com o CAAE, nº 66189717.1.0000.523. Os dados produzidos nos possibilitam perceber a ruptura das práticas dos estudantes com a razão moderna, a partir do surgimento da comunidade de afetos e da aproximação da Sociologia das Ausências, na busca por uma Ecologia de Saberes. Tal movimento propiciou a produção de vídeos criados pelos estudantes para tecer conhecimentos de Educação Ambiental. Esses vídeos foram disponibilizados no vlog para dar visibilidade às criações e promover a discussão da temática. Sendo assim, esperamos que a consideração de múltiplas metodologias de ensino, afastando-se da visão que privilegia a monocultura do saber, possa ter contribuído para a reflexão sobre a prática escolar cotidiana e favorecido a construção singular do sujeito ordinário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidianopt_BR
Título: dc.titleEducação e Cotidianopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambientept_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons