Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UniFOA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | EDUARDO, Janaína Rodrigues de Freitas Machado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PARAISO ALVES, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-10T18:27:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-10T18:27:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação e Cotidiano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704321 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi escrito com base em uma pesquisa desenvolvida no Colégio Estadual Rio de Janeiro (CERJ), em Volta Redonda/RJ, que tinha como objetivo investigar a prática docente articulada à Educação Ambiental. E, especificamente, acompanhar as ações socioambientais desenvolvidas pelos sujeitos da referida escola, discutir o impacto do paradigma moderno e da crise ambiental na sociedade atual, propor a criação de vídeos educativos durante as ações educativas na disciplina de Biologia e criar um vlog (canal de vídeos no YouTube) para disseminar as produções dos estudantes sobre educação socioambiental. Nesta pesquisa qualitativa, mergulhamos nas redes de conhecimentos tecidas pelos professores e estudantes. Por isso, este estudo foi conduzido na perspectiva da pesquisa com o cotidiano e na noção de conhecimentos em redes. Os instrumentos utilizados foram o caderno de campo e as redes de conversações. Portanto, cabe frisar que a pesquisa foi apreciada pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos e aprovada com o CAAE, nº 66189717.1.0000.523. Os dados produzidos nos possibilitam perceber a ruptura das práticas dos estudantes com a razão moderna, a partir do surgimento da comunidade de afetos e da aproximação da Sociologia das Ausências, na busca por uma Ecologia de Saberes. Tal movimento propiciou a produção de vídeos criados pelos estudantes para tecer conhecimentos de Educação Ambiental. Esses vídeos foram disponibilizados no vlog para dar visibilidade às criações e promover a discussão da temática. Sendo assim, esperamos que a consideração de múltiplas metodologias de ensino, afastando-se da visão que privilegia a monocultura do saber, possa ter contribuído para a reflexão sobre a prática escolar cotidiana e favorecido a construção singular do sujeito ordinário. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,13 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
Título: dc.title | Educação e Cotidiano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação e Cotidiano.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704321/2/Educação e Cotidiano.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons