“FAKE NEWS” e o Ensino de História na Escola Dr. Antônio Jorge Dino, em São Luís – MA, entre os anos de 2018 e 2021

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPimentel Jr., Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-08T18:56:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-08T18:56:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherFrancisco das Chagas Caldas Pimentel Júnior UFTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704185-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza as fake news e consciência histórica no ambiente escolar, no contexto da Escola Estadual Dr. Antônio Jorge Dino, localizada no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís - MA. Foi aplicado formulário via google classroom (2021), nos turnos matutino e vespertino, perfazendo um total de 91, correspondente ao número de matriculados. Do total, 16 responderam ao questionário-pesquisa, subsídio para este estudo. Com isso, busca-se a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio nas discussões sobre notícias falsas, comumente designada com fake news, observando quais as implicações envolvidas na produção e circulação dessas notícias e o impacto no modo de ver e de ser visto no grupo e na comunidade onde estão inseridos. Além do formulário e da análise de literatura, lançaremos mão dos conceitos de consciência histórica e ensino de História para compreendermos como a História, como disciplina escolar, e o conceito de consciência histórica, desenvolvido a partir de Rüsen (2008), podem ajudar os nossos estudantes e professores no trabalho sobre as fakes news em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizaremos como tema algumas notícias falsas divulgadas na rede social Facebook entre os anos de 2018 e 2021, que fazem referência à vacinação. Como elemento de articulação passado/presente, discutiremos, de forma breve, o surgimento e a utilização das vacinas entre os séculos XIX e XX, apresentando algumas considerações de modo a problematizar o movimento da Revolta da Vacina e o movimento antivacina verificado a partir da pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2021, no nosso presente e cotidiano. Com isso, visou-se tratar de temática inclusa nas diretrizes curriculares do estado do Maranhão para o ensino de História, conforme o caderno de orientações curriculares (2017). O produto final é uma sequência didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.944 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFake Newspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVacinapt_BR
Título: dc.title“FAKE NEWS” e o Ensino de História na Escola Dr. Antônio Jorge Dino, em São Luís – MA, entre os anos de 2018 e 2021pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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Francisco das Chagas Caldas Pimentel Júnior UFT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 20223,94 MBAdobe PDF/bitstream/capes/704185/2/Francisco das Chagas Caldas Pimentel Júnior UFT.pdfDownload

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