Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pimentel Jr., Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-08T18:56:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-08T18:56:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Francisco das Chagas Caldas Pimentel Júnior UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa problematiza as fake news e consciência histórica no ambiente escolar, no contexto da Escola Estadual Dr. Antônio Jorge Dino, localizada no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís - MA. Foi aplicado formulário via google classroom (2021), nos turnos matutino e vespertino, perfazendo um total de 91, correspondente ao número de matriculados. Do total, 16 responderam ao questionário-pesquisa, subsídio para este estudo. Com isso, busca-se a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio nas discussões sobre notícias falsas, comumente designada com fake news, observando quais as implicações envolvidas na produção e circulação dessas notícias e o impacto no modo de ver e de ser visto no grupo e na comunidade onde estão inseridos. Além do formulário e da análise de literatura, lançaremos mão dos conceitos de consciência histórica e ensino de História para compreendermos como a História, como disciplina escolar, e o conceito de consciência histórica, desenvolvido a partir de Rüsen (2008), podem ajudar os nossos estudantes e professores no trabalho sobre as fakes news em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizaremos como tema algumas notícias falsas divulgadas na rede social Facebook entre os anos de 2018 e 2021, que fazem referência à vacinação. Como elemento de articulação passado/presente, discutiremos, de forma breve, o surgimento e a utilização das vacinas entre os séculos XIX e XX, apresentando algumas considerações de modo a problematizar o movimento da Revolta da Vacina e o movimento antivacina verificado a partir da pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2021, no nosso presente e cotidiano. Com isso, visou-se tratar de temática inclusa nas diretrizes curriculares do estado do Maranhão para o ensino de História, conforme o caderno de orientações curriculares (2017). O produto final é uma sequência didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.944 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fake News | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vacina | pt_BR |
Título: dc.title | “FAKE NEWS” e o Ensino de História na Escola Dr. Antônio Jorge Dino, em São Luís – MA, entre os anos de 2018 e 2021 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Francisco das Chagas Caldas Pimentel Júnior UFT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2022 | 3,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704185/2/Francisco das Chagas Caldas Pimentel Júnior UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons