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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Nazenilson Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Greice de Lemos Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-08T17:19:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-08T17:19:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha Nazenilson | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704178 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Depreende-se que a transfusão de sangue e seus componentes podem ser o único tratamento capaz de salvar vidas bem como tratar uma condição clínica específica. Entretanto, quando prescrita e administrada corretamente, tal procedimento apresenta riscos de ocorrências imediatas ou tardias, denominadas reações transfusionais. Como a maioria dos tratamentos, a transfusão pode provocar complicações que abrangem um espectro de reações adversas, variando de reações leves até reações fatais. O presente estudo teve como finalidade a elaboração de uma cartilha educativa demonstrando os sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas, de forma a serem utilizadas pelos pacientes atendidos na Fundação HEMOPA, seus familiares e/ou cuidadores, visando um maior esclarecimento dessas informações. No que tange a realização da elaboração da cartilha, foi utilizada a pesquisa metodológica, como um mecanismo de aproximação dos pacientes e seus familiares ao maior conhecimento e melhor notificação acerca de manifestações clínicas que caracterizem efeitos adversos imediatos gerados por transfusões sanguíneas, normalmente utilizadas entre os chamados pacientes politransfundidos. A escolha acerca dos sinais e sintomas decorre de informações reportadas de estudos descritos em outras regiões do País, quais sejam: febre, calafrios, taquicardia, dispnéia, exantemas, cujos termos técnicos foram substituídos por palavras populares a fim de atingir o conhecimento de todas as classes sociais. Futuramente, após a validação dessa tecnologia educacional espera-se que o público alvo da terapia transfusional, que são os pacientes e seus familiares, possam atuar ativamente e de forma responsável nas condutas pertinentes, e com isso diminuir os números de subnotificações das reações transfusionais, auxiliando de forma positiva outras ações que sejam necessárias para Promoção e Prevenção a Saúde nas práticas hemoterápicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.215kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reações Transfusionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
Título: dc.title | REAÇÕES TRANSFUSIONAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGAC - Mestrado Análises Clínicas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
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