HORTA/LABORATÓRIO VIVO: POSSIBILIDADES PARA UM CURRÍCULO TEMÁTICO, SUSTENTÁVEL E INTEGRADOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVACCARI, Ludmila Lessa Lorenzoni-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBINO, Maria das Graças Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Edmar Muniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-03T15:19:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-03T15:19:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_MESTRADO_GD CIÊNCIAS Nº 83pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703930-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático é parte integrante de uma dissertação de mestrado apresentada a Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Constitui-se como referência a pesquisa realizada, sustentada pelas temáticas geradoras advindas de um percurso metodológico desenvolvido em uma horta escolar/comunitária, cognominada como Laboratório Vivo, no âmbito de uma projeto de Extensão/Cefor-Ifes intitulado Currículo por Abordagem Temática: horta/laboratório vivo como artefato pedagógico que serviu como campo de intervenção da pesquisa geradora desse GUIA cujo título foi O laboratório vivo como artefato pedagógico: possibilidades de alfabetização científica sustentável por abordagem curricular temática nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto na íntegra encontrasse disponível no site do programa Educimat: https://educimat.ifes.edu.br. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vercenílio da Silva Pascoal, localizada em Vitória-ES. Contou com a participação do educador popular Edmar Muniz Costa, de estudantes do 5 ° ano do Ensino Fundamental, turno matutino, da comunidade local e de pesquisadores do Ifes/Educimat, coordenados pela profª Drª Maria das Graças Ferreira Lobino, mentora, desde a década de 90, a transgressão curricular para "realfabetizar" os adultos e alfabetizar as crianças a partir dos elementos que perpassam a vida, no escopo de uma sustentabilidade crítica e integradora, que integra Extensão e Pesquisa no/com o Ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,16MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica. Abordagem curricular temática. Horta/Laboratório vivo. Três momentos pedagógicos.pt_BR
Título: dc.titleHORTA/LABORATÓRIO VIVO: POSSIBILIDADES PARA UM CURRÍCULO TEMÁTICO, SUSTENTÁVEL E INTEGRADORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons