
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ANDRÉ LUIZ BEZERRA DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-03T14:35:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-03T14:35:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703927 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Geography is an area of knowledge that seeks to understand the spatial organization produced by human society, based on some analytical categories and its own principles. Such a possibility can help in the construction of a certain territorial awareness of/in human actions, illuminating one of the possible commitments of geography in an education from an inclusive perspective, where the idea of inclusion would not only be in physical or motor issues, but also in law. and in the condition of conscious, intellectual and committed participation in the decisions of spatially based social problems. This article aimed to identify a possible meaning of what is the idea of social inclusion, and therefore, what is to teach about the territory in the perspective of an inclusive education. Methodologically, the research was more analytical and of a qualitative and interpretative nature, involving a combination of a conceptual review of the literature and the collection and analysis of secondary data. The commitment of geography, within an inclusive teaching perspective, resides in a reflexive-problematic-integrated position of territories in permanent changes, addressing questions to these territories and thinking about possible answers, in an attempt to build what could be called a citizenship- territorial, an idea that faces a process of social inclusion. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | GEOGRAPHY | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | TEACHING | pt_BR |
| Título: dc.title | TO TEACH ABOUT THE TERRITORY FROM THE PERSPECTIVE OF AN INCLUSIVE EDUCATION: GEOGRAPHIC REASONING AND TERRITORIAL CITIZENSHIP AS PART OF THE SOCIAL INCLUSION PROCESS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: