Saúde mental escolar em tempos de pandemia

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Autor(es): dc.contributor.authorBezerra (ORG), Marcos Antônio Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-03T13:50:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-03T13:50:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703922-
Resumo: dc.description.abstractCom o surgimento da doença COVID-19, provocada pela SARS-CoV-2, sendo declarada como pandemia em março de 2020, a vida de toda população mundial mudou. Considerando a disseminação da doença, que é de fácil transmissão, tornou-se necessário medidas de contenção, como o isolamento social, uso de máscaras e cuidado redobrado com as medidas de higiene, além de diminuição do trânsito de pessoas em locais públicos o que diminuiu a mobilidade de todos os indivíduos. Entre as crianças o impacto foi avassalador. Como medida de segurança, todas as atividades escolares presenciais foram paralisadas nas escolas de todo o Brasil. A escola, antes lugar de inteiração e socialização, passou a funcionar de maneira remota, mudando seu papel fundamental. Todos esses meses de isolamento social, representaram uma significativa mudança na rotina de toda comunidade acadêmica, sendo que a maioria das escolas não estavam preparadas para se adaptar ao modelo de aula a distância, possíveis somente através do uso de tablets, celulares e computadores. Diversos estudos apontaram grandes impactos que o fechamento das escolas ocasionou na vida de crianças e adolescentes, sendo o cenário pior, para aqueles em situação mais vulnerável. Muitos alunos abandonaram a escola e em sua maioria, o processo de ensino aprendizado foi prejudicado. Novas habilidades para o uso das ferramentas digitais foram exigidas e na maioria dos casos, os alunos, quando tinham acesso, assistiam as aulas pelo celular. A desigualdade social ficou mais latente. Além disso, a movimentação corporal, inerente a fase infantil, diminuiu e os níveis de atividade física foram reduzidos, sendo um dos motivos do aumento de peso entre as crianças. Essas diversas alterações, associadas aos problemas como a preocupação com a própria doença, o futuro, a dificuldade em acompanhar aulas online e a solidão da quarentena impactaram de maneira significativa a saúde mental dos alunos, ocorrendo aumento da prevalência dos quadros de depressão e ansiedade infantil. Este livro propõe-se debruçar sobre diversos aspectos de como a pandemia da Covid-19 impactou a saúde mental de escolares, no intuito de compreender quais estratégias podem minimizar os efeitos deletérios desse momento.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleSaúde mental escolar em tempos de pandemiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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