
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra (ORG), Marcos Antônio Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-03T13:50:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-03T13:50:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703922 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Com o surgimento da doença COVID-19, provocada pela SARS-CoV-2, sendo declarada como pandemia em março de 2020, a vida de toda população mundial mudou. Considerando a disseminação da doença, que é de fácil transmissão, tornou-se necessário medidas de contenção, como o isolamento social, uso de máscaras e cuidado redobrado com as medidas de higiene, além de diminuição do trânsito de pessoas em locais públicos o que diminuiu a mobilidade de todos os indivíduos. Entre as crianças o impacto foi avassalador. Como medida de segurança, todas as atividades escolares presenciais foram paralisadas nas escolas de todo o Brasil. A escola, antes lugar de inteiração e socialização, passou a funcionar de maneira remota, mudando seu papel fundamental. Todos esses meses de isolamento social, representaram uma significativa mudança na rotina de toda comunidade acadêmica, sendo que a maioria das escolas não estavam preparadas para se adaptar ao modelo de aula a distância, possíveis somente através do uso de tablets, celulares e computadores. Diversos estudos apontaram grandes impactos que o fechamento das escolas ocasionou na vida de crianças e adolescentes, sendo o cenário pior, para aqueles em situação mais vulnerável. Muitos alunos abandonaram a escola e em sua maioria, o processo de ensino aprendizado foi prejudicado. Novas habilidades para o uso das ferramentas digitais foram exigidas e na maioria dos casos, os alunos, quando tinham acesso, assistiam as aulas pelo celular. A desigualdade social ficou mais latente. Além disso, a movimentação corporal, inerente a fase infantil, diminuiu e os níveis de atividade física foram reduzidos, sendo um dos motivos do aumento de peso entre as crianças. Essas diversas alterações, associadas aos problemas como a preocupação com a própria doença, o futuro, a dificuldade em acompanhar aulas online e a solidão da quarentena impactaram de maneira significativa a saúde mental dos alunos, ocorrendo aumento da prevalência dos quadros de depressão e ansiedade infantil. Este livro propõe-se debruçar sobre diversos aspectos de como a pandemia da Covid-19 impactou a saúde mental de escolares, no intuito de compreender quais estratégias podem minimizar os efeitos deletérios desse momento. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Saúde mental escolar em tempos de pandemia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Livro Saude mental escolar em tempos de pandemia.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703922/2/Livro Saude mental escolar em tempos de pandemia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons