Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Quintino (ORG), Fernanda Pinto de Aragão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mourão (ORG), Arminda Rachel Botelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-03T13:37:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-03T13:37:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703920 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse livro é parte da pesquisa de doutorado, intitulada “Educação do Campo, Trabalho e Desenvolvimento: o curso superior de Licenciatura em Pedagogia-PARFOR (UEA) e suas implicações no trabalho docente no interior do Amazonas”, realizada por mim, a pesquisadora Fernanda Pinto de Aragão Quintino, sob a orientação da professora doutora Arminda Rachel Botelho Mourão, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). No ano de 2017, ao ser convidada a ministrar uma disciplina no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), fui para o município de Itamarati e tive contato com a uma turma que estava no segundo período do curso. Eram discentes que já lecionavam nas zonas rurais do município há algum tempo e não tinham formação em nível superior. Me deparei com realidades docentes e não docentes que eu jamais poderia imaginar que existiam. Na verdade, eu pouco conhecia o interior do Amazonas. Voltei outras vezes ao município na condição de professora do curso e ao mesmo tempo que lecionava, também aprendia muito. Esses aprendizados me fizeram pensar no impacto que um curso superior cursado na própria cidade - que para muitas pessoas pode soar como comum, mas que nas realidades amazônicas não é -, pode trazer aos professores, tanto na prática profissional, como na vida social, nas relações familiares e na autoimagem dos cursistas. O trabalho de conclusão de curso foi um Memorial Descritivo-Analítico que versasse sobre: as primeiras lembranças educacionais, as experiências profissionais antes e durante o curso, a motivação para iniciar o trabalho docente, as experiências no curso de Pedagogia, com as disciplinas, colegas, familiares, estágios, conciliação do trabalho com o estudo e seus planos para o futuro. Com a pandemia de covid-19, foi solicitado que eles também escrevessem sobre suas experiências enquanto docentes e discentes nos anos de 2019 e 2020. A escrita do memorial foi dividida em duas disciplinas, Pesquisa e Prática Pedagógica I, que ocorreu no início de 2019, onde eles escreveram a maior parta do memorial, tendo como professores orientadores eu e o professor Rosimario de Aragão Quintino. A disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, que ocorreu no segundo semestre de 2021 para a sistematização da primeira parte do memorial, a organização dos relatórios dos três estágios docentes e a conclusão do memorial. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Desafios amazônicos e a (trans)formação de professores: histórias de vida da primeira turma de pedagogos de Itamarati-AM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LIVRO Desafios amazônicos.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703920/2/LIVRO Desafios amazônicos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons