Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Maria Cecília Fonseca de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | POLETTO, Rodrigo de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-02T18:13:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-02T18:13:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria Cecília Fonseca de Lima_Sequencia de ensino investigativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703799 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante minha experiência, desde 2012 atuando como professora, da disciplina de ciências, na rede estadual de ensino no Paraná, percebi grande dificuldade, por parte de muitos alunos, em assimilar conceitos científicos. Essa Sequência de Ensino Investigativa surge como uma proposta metodológica, diferenciada, para ensinar o conceito de densidade a partir de um processo que proporciona aos alunos a descoberta por meio de uma sequência encadeada de atividades que possibilita diagnosticar os conhecimentos prévios; estimular a curiosidade e a observação; fomentar o diálogo, a organização de ideias e a argumentação; conduzir a extrapolação do conteúdo. Estudos têm mostrado que a aprendizagem dos conceitos se constitui um ponto importante de atenção no Ensino de Ciências, e esse ensino precisa ser repensado, reelaborado, de modo que permita a construção, pelos alunos, de uma aprendizagem consistente que relacione o mundo com a sala de aula, pois a falta e compreensão pode levar ao desinteresse (MOTA; SANTOS, 2020; BROIETTI, FERRACIN E ARRIGO 2018; ROSSI et al., 2008). Ao final do Ensino Fundamental, especificamente no 9º ano, os conceitos relacionados à Física e à Química são apresentados e, ao trabalhar as propriedades da matéria, a densidade é abordada de forma mais aprofundada, dentro da unidade temática Matéria e Energia, de acordo com a BNCC, conforme Brasil (2017). O Referencial Curricular do Paraná também enfatiza o estudo da densidade, inserido no estudo das propriedades da matéria, de acordo com Paraná (2018). Nesse sentido, apresentamos a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) intitulada “Investigação no Ensino de Ciências: a relação entre a densidade e a flutuação dos corpos”, que constitui o produto tecnológico educacional, como desdobramento da Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no ano de 2021, elaborada pela mestranda Maria Cecília Fonseca de Lima, sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo de Souza Poletto. A SEI em questão foi fundamentada nas obras de Carvalho (2013) e Carvalho (2011), oferecendo um conjunto de atividades que proporcionam a reflexão sobre o ensino do conceito de densidade e sua relação com a flutuação dos corpos, com enfoque qualitativo, trazendo exemplos de atividades teóricas e práticas de baixo custo e com materiais de fácil acesso. Na dissertação intitulada Investigação no Ensino de Ciências: o conceito de densidade e sua relação com a flutuação dos corpos, que acompanha o presente produto técnico tecnológico, pode-se verificar os detalhes da pesquisa envolvida com a aplicação desta Sequência de Ensino Investigativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,88 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Densidade | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: A RELAÇÃO ENTRE A DENSIDADE E A FLUTUAÇÃO DOS CORPOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons