RESÍDUOS SÓLIDOS E ENSINO RURAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFRIEDRICH, João Luis-
Autor(es): dc.contributor.authorPOLETTO, Rodrigo de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-02T18:42:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-02T18:42:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-02-
identificador: dc.identifier.otherJoão Luis Friedrich_Resíduos sólidos e o ensino rural uma sequencia didatica para alunos do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703785-
Resumo: dc.description.abstractDurante minha trajetória no contexto da educação do campo, enquanto aluno, professor, gestor e sujeito dessa modalidade, observei que a educação ambiental ainda é retratada de maneira sazonal durante o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvida geralmente no dia da água, no dia da árvore e outras datas especificas. O conteúdo de gestão de resíduos sólidos quase nunca é abordado e nas poucas vezes, de maneira superficial. Diante dessa vivência algumas questões se tornaram presentes: • Como trabalhar o conteúdo de gestão de resíduos sólidos no ensino fundamental da educação do campo? • Como promover a criticidade de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de um colégio do campo, por meio das boas práticas de Educação Ambiental utilizando como metodologia uma Sequência Didática sobre a questão da gestão de resíduos sólidos no ambiente rural na disciplina de Ciências? Para sanar as dúvidas dessas questões, aprofundamos nossas buscas em referenciais teóricos para o despertar de uma ação perspicaz e com resultados impactantes para os alunos campesinos, por meio de um mapeamento sistemático de literatura (KITCHENHAM, 2004), com o objetivo de investigar pesquisas sobre o conteúdo de gestão de resíduos sólidos na modalidade da educação do campo no Ensino Fundamental. A busca em três bases de dados, de dezembro de 2020 a janeiro de 2021, sendo elas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e na Plataforma Sucupira por meio da Qualis Periódicos, na área de avaliação Ensino, quadriênio 2013/2016, nas classificações A1, A2, B1 e B2, compreendendo o período entre 2010 e 2020, analisando ao todo 5.974 trabalhos nas três plataformas, resultou em apenas dois trabalhos que contemplaram o ensino sobre o conteúdo de resíduos sólidos nas séries do Ensino Fundamental em escola do campo. Essa inquietação resultou na elaboração de um produto educacional na forma de sequência didática (ZABALA, 1998), proporcionando aos estudantes e professores da educação do campo um material com metodologias e abordagens diversas, modalidades didáticas e atividades avaliativas para o assunto relacionado. Essa sequência didática foi desenvolvida para ser aplicada com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual do Campo localizado no norte do Estado do Paraná. A etapa seguinte contempla o referencial teórico e metodológico que norteou nossa pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent595 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Resíduospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleRESÍDUOS SÓLIDOS E ENSINO RURAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons