Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIJANSQUE, Irley da Penha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-01T20:14:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-01T20:14:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Contação de histórias: formando leitores no ensino fundamental II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703741 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho do Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo surgiu da necessidade de buscarmos meios para auxiliar, na escola, o estímulo à leitura. O objetivo da pesquisa é trabalhar a leitura e a formação do leitor no Ensino Fundamental II, utilizando atividades de contação de histórias. Pensamos no uso da contação de histórias para tal segmento porque supomos que essa arte, quando bem utilizada, pode favorecer positivamente o processo educacional e possibilitar ao aluno compreender melhor a si e ao mundo. Como embasamento teórico fundamentamos a pesquisa em autores como: Mikhail Bakhtin (1999), Roger Chatier (1999), Paulo Freire (2003), Antonio Candido (1995), Walter Benjamin (1994), Paul Zumthor (2007), entre outros. No desenvolvimento elaboramos uma pesquisa qualitativa com intervenção pedagógica por meio de oficinas de contação de história para interação com o texto literário, organizadas em uma sequência de atividades elaboradas de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nessas oficinas os alunos tanto exercitaram a escuta de histórias quanto a sua apresentação aos colegas, utilizando para isso a oralidade e a expressão artística a fim de desenvolver a performance de contador de histórias. Os resultados obtidos, após a produção e análise de dados, foram transformados em sugestões de atividades em forma de um produto educacional. Por fim entendemos que a leitura do texto literário promove o diálogo e estimula a sensibilidade de quem lê ou ouve, por meio da imaginação, e, quando bem utilizada em sala de aula, torna as aulas mais atraentes e criativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18.824 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. Leitura. Literatura. Contação de histórias. Oralidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Contação de histórias: formando leitores no ensino fundamental II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Irley.pdf | 18,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703741/2/Produto Educacional_Irley.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons