Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRAZ, Cleidson Frisso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-01T19:56:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-01T19:56:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático: jogo dos outros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703739 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa versa sobre minorias sociais e o silenciamento imposto a elas nas escolas brasileiras, sobretudo, nos livros didáticos que, quando se referem a essa parte da sociedade, pouco contribuem para se construir uma visão solidária em relação à diversidade. Ela traz um jogo (“Jogo dos Outros”), como produto educacional, que evidencia as minorias sociais em uma perspectiva ativa, ou seja, capaz de influenciar o pensamento da maioria a partir do conflito de ideias. Esse propósito tem como objetivo sistematizar um trabalho pedagógico sobre a diversidade (tema transversal) nas aulas de Língua Portuguesa, evidenciando a voz das minorias sociais percebidas no espaço escolar. A perspectiva é proporcionar um diálogo sobre esses sujeitos nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Assim, analisamos o livro didático utilizado nos últimos sete anos, por uma escola do município de Itapemirim - ES, vislumbrando perverter a ordem hegemônica subscrita nesses instrumentos de ensino e exercitar a criação de uma autoconsciência que não exclua o outro nos discursos enunciados emsala de aula. Como referencial teórico, buscamos ancoragem na psicologia social, enfatizando a teoria das minorias ativas de Serge Moscovici (2011), em diálogo com Gramsci (1981), Foucault (1987) e Freire (1987), entre outros. Em relação à língua/linguagem, adotamos a Teoria da Operações e Enunciativos de Culioli (1980), entendida como a base do epilinguismo e autores filiados a tal teoria, como, por exemplo, Carlos Franchi (2011), que privilegia a língua(gem) em sua atividade criativa. Aspiramos, com esta pesquisa, despertar uma consciência sobre a necessidade de a escola ser o espaço de enfrentamento das situações que alocam as minorias no lugar de marginalização. Propomos, pois, que as minorias sejam observadas como grupos fundamentais para a formação de uma sociedade plural, cujas identidades sejam observadas como fatores enriquecedores e consolidadores de uma prática social democrática e solidária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3517 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias sociais. Ensino. Diversidade. Epilinguagem. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia didático: jogo dos outros | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Cleidsson e Gomes.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703739/2/Produto Educacional_Cleidsson e Gomes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons