As Potencialidades Da Leitura Literária No Processo De Formação Humana Dos Sujeitos Em Privação De Liberdade

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMadeira, Daniela da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-01T17:15:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-01T17:15:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-13-
identificador: dc.identifier.otherAs Potencialidades Da Leitura Literária No Processo De Formação Humana Dos Sujeitos Em Privação De Liberdadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703724-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, inserida na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), possui como questão norteadora as possíveis contribuições da leitura literária no processo de formação humana dos sujeitos em privação de liberdade. Nesse sentido, o objetivo geral consiste em verificar a relação dos reeducandos com a leitura, antes e durante o cárcere e, a partir desse estudo, apresentar práticas pedagógicas que contribuam para a efetivação da leitura como um elemento fundamental na formação humana desses sujeitos. Tal objetivo requereu os seguintes desdobramentos: coletar dados sobre as práticas de leitura existentes nos presídios, e o perfil do preso leitor; promover círculos de leitura com os alunos participantes para discussão em grupo sobre as obras propostas e elaborar produto educacional em formato de livreto. Utilizaremos como eixo teórico-metodológico as concepções de Paulo Freire (1987,1992, 2005) no tocante à educação popular, autônoma e libertadora, além da base teórica concernente à leitura como direito e resistência, a partir de Petit (2009, 2010) e Candido (2002). A pesquisa contará com a abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção. Os resultados parciais demonstraram que a realização dos círculos incentivou a leitura de outras obras entre um encontro e outro. Além disso, a fluidez na leitura dos textos evoluiu consideravelmente. Verificamos que as discussões sobre os contos proporcionaram momentos de fala para aqueles que não podem manifestar suas ideias e opiniões sem serem recriminados, além da conscientização da importância da leitura para todos os seres humanos, que vão se completando por meio de suas experiências de vida e pelas histórias dos personagens, descritas em cada obra literária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura no cárcerept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humanapt_BR
Título: dc.titleAs Potencialidades Da Leitura Literária No Processo De Formação Humana Dos Sujeitos Em Privação De Liberdadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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