Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Madeira, Daniela da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-01T17:15:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-01T17:15:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | As Potencialidades Da Leitura Literária No Processo De Formação Humana Dos Sujeitos Em Privação De Liberdade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703724 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa, inserida na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), possui como questão norteadora as possíveis contribuições da leitura literária no processo de formação humana dos sujeitos em privação de liberdade. Nesse sentido, o objetivo geral consiste em verificar a relação dos reeducandos com a leitura, antes e durante o cárcere e, a partir desse estudo, apresentar práticas pedagógicas que contribuam para a efetivação da leitura como um elemento fundamental na formação humana desses sujeitos. Tal objetivo requereu os seguintes desdobramentos: coletar dados sobre as práticas de leitura existentes nos presídios, e o perfil do preso leitor; promover círculos de leitura com os alunos participantes para discussão em grupo sobre as obras propostas e elaborar produto educacional em formato de livreto. Utilizaremos como eixo teórico-metodológico as concepções de Paulo Freire (1987,1992, 2005) no tocante à educação popular, autônoma e libertadora, além da base teórica concernente à leitura como direito e resistência, a partir de Petit (2009, 2010) e Candido (2002). A pesquisa contará com a abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção. Os resultados parciais demonstraram que a realização dos círculos incentivou a leitura de outras obras entre um encontro e outro. Além disso, a fluidez na leitura dos textos evoluiu consideravelmente. Verificamos que as discussões sobre os contos proporcionaram momentos de fala para aqueles que não podem manifestar suas ideias e opiniões sem serem recriminados, além da conscientização da importância da leitura para todos os seres humanos, que vão se completando por meio de suas experiências de vida e pelas histórias dos personagens, descritas em cada obra literária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 28,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura no cárcere | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação humana | pt_BR |
Título: dc.title | As Potencialidades Da Leitura Literária No Processo De Formação Humana Dos Sujeitos Em Privação De Liberdade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons