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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Luciene da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-01T15:50:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-01T15:50:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO_LUCIENE_DA_SILVA_SANTOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703719 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa tem como objeto a prática educativa do estágio curricular na EPT, e o curso de opção para o estudo foi o Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria, na forma integrada, do Campus Governador Mangabeira do IF Baiano. A problemática da desarticulação entre ensino e trabalho produtivo na prática educativa do estágio curricular, tem comprometido o desenvolvimento dos estudantes na perspectiva da omnilateralidade e da politecnia, na medida em que ao cindir concepção e execução, limita os estudantes a entenderem como e porque se dá a incorporação da ciência e da tecnologia aos instrumentos dos processos produtivos, reforçando a concepção de uma formação monotécnica numa perspectiva unilateral da formação humana. Para análise da questão, definiu-se dois objetivos: primeiro, discutir o papel do trabalho em geral e do trabalho agroindustrial para formação técnica na perspectiva da politecnia e da omnilateralidade, no sentido de explicitar estrutura, desenvolvimento, e contribuição do trabalho em geral e do trabalho agroindustrial para a formação politécnica numa perspectiva omnilateral; segundo, elucidar a relação entre ensino e produção material na prática educativa do estágio curricular no curso em agroindústria. O aporte teórico-metodológico tem por base a dialética crítica marxista e os instrumentos de análise são os relatórios dos estágios e o projeto pedagógico do curso. A investigação no campo do estágio curricular na EPT, por uma perspectiva omnilateral da formação, propicia a análise da relação entre o processo educativo e o mundo do trabalho, partindo do pressuposto de que a realização dessa prática é fundamental na consolidação da formação sócio técnica, uma vez que subtende tratar-se de um processo de objetivação da apropriação do conhecimento relacionado à área produtiva da formação. Pondera-se que na relação com a prática dos estágios os estudantes articulem os saberes científicos e tecnológicos inerentes ao processo produtivo agroindustrial, enquanto atividade que se apresenta em interface com o processo do trabalho educativo e o processo do trabalho produtivo. Parte-se, assim, da concepção do trabalho como atividade humana de produção da existência. Nesse sentido, presume-se que o trabalho agroindustrial, enquanto práxis social educativa, deva exercer papel central como eixo articulador do currículo interligando o ensino ao trabalho produtivo na prática educativa dos estágios. A relação da prática do estágio com a atividade produtiva agroindustrial objetiva a aproximação dos estagiários com a estrutura, desenvolvimento e finalidades do trabalho nas agroindústrias no processo de transformação industrial de matérias-primas agropecuárias e em suas relações sociais. Pressupõe-se que os procedimentos técnicos imanentes à produção agroindustrial estejam respaldados, na prática e nos relatórios de estágio, pelos princípios técnico-científicos que orientam o saber técnico acessado pelos estudantes no percurso formativo. A objetivação dos múltiplos saberes relacionados aos processos produtivos postos em prática nos ambientes do trabalho nas agroindústrias implicaria numa formação politécnica, mas, contraditoriamente, conclui-se que as dicotomias que emergem nos limites da prática educativa, decorrentes do processo de interiorização da divisão social e técnica do trabalho no modo de produção capitalista, tem determinado uma educação monotécnica e unilateral a partir de uma formação subsumida pela prevalência do tecnicismo, o que se impõe à materialidade da formação profissional pelo viés da educação politécnica e omnilateral, consubstanciada na relação entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia; na articulação entre trabalho intelectual e trabalho manual, cultura geral e cultura técnica, como objetivações da educação unitária da formação humana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,68 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Agroindustrial. Estágio Curricular. Educação Profissional e Tecnológica. Pedagogia Histórico-Crítica. Politecnia. Formação Omnilateral. | pt_BR |
Título: dc.title | O TRABALHO AGROINDUSTRIAL COMO ARTICULADOR DA PRÁTICA EDUCATIVA DO ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO OMNILATERAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO_LUCIENE_DA_SILVA_SANTOS.pdf | Dissertação | 1,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703719/2/DISSERTAÇÃO_LUCIENE_DA_SILVA_SANTOS.pdfDownload |
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