A Linguagem Em Humanidades: Um Estudo De Abordagem Epilinguística Com História Em Quadrinhos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Clériston Nascimento da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-01T17:06:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-01T17:06:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-16-
identificador: dc.identifier.otherA Linguagem Em Humanidades: Um Estudo De Abordagem Epilinguística Com História Em Quadrinhospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703701-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresentada ao programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, situa-se na linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas”. A sua investigação se relaciona com as humanidades por intermédio das operações de linguagem sobre a própria linguagem a qual se constitui uma atividade essencialmente humana. Tais operações estão presentes tanto na elaboração das histórias em quadrinhos quanto nos estudos a partir delas. O objetivo deste estudo é elaborar e explorar uma narrativa em quadrinhos com algum potencial artístico, humanizador e, ao mesmo tempo, relevante para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, dentro de uma abordagem epilinguística. Os referenciais teóricos utilizados estão direcionados para a estrutura e linguagem dos quadrinhos; operações enunciativas e abordagem epilinguística, com base em autores como Mccloud (1995), Sautchuk (2004); Carvalho (2006), Franchi (2008), Resende (2008); Vergueiro (2011); Santos e Vergueiro (2012); Geraldi (2012); Vigotski (2001) entre outros. O produto educacional resultante da pesquisa é a própria narrativa em quadrinhos com atividades operatórias, construindo epilinguisticamente a possibilidade de uma aprendizagem metalinguística. Para validar a relevância ou não do produto como recurso didático, adotou-se uma “pesquisa empírica” com professores e alunos da rede pública de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent49,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHumanidadespt_BR
Título: dc.titleA Linguagem Em Humanidades: Um Estudo De Abordagem Epilinguística Com História Em Quadrinhospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons