Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, Sergio Felipe Moraes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-01T16:35:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-01T16:35:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DA PERMANENTE PROBLEMATIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA | - |
identificador: dc.identifier.other | JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DA PERMANENTE PROBLEMATIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA-texto | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703700 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho tem por objetivo investigar como a mobilização da relação de perguntas e respostas no Ensino de História articulada ao raciocínio histórico pode contribuir com o desenvolvimento da leitura, da escrita e da compreensão dos processos históricos pelos estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa sobre a mediação de perguntas e respostas ancora-se no referencial teórico-metodológico fornecido por Wertsch (1993;1999) e pela análise discursiva foucaultiana (FOUCAULT, 1997; 2019a) como norteadores da discussão, da crítica e da busca do entendimento da “mediação” como responsável por articular o “saber” e o “fazer” no trabalho pedagógico (MONTEIRO, 2007; 2019). Distancia-se e problematiza a divisão entre os que sabem e os que aplicam (docentes e discentes) o que os outros sabem. Desse modo, é vinculada a pesquisa bibliográfica sobre as temáticas do letramento, do letramento histórico (ROCHA, 2021) e do raciocínio histórico relacionadas à mediação da docência no Ensino de História e voltadas para o objeto de análise: a relação de perguntas e respostas. E é realizada a análise discursiva dos enunciados pedagógicos “preguntas de examen”, “preguntas auténticas” e “enseñanza recíproca” como forma de revisitar os escritos de Wertsch (1993;1999) pela lente teórica foucaultiana. A expectativa é a defesa da mediação de perguntas e respostas na aula como uma explicação com o aluno, e não para o aluno. Como produção didática, a proposta de “jogo de perguntas e respostas no Ensino de História” é explicada e se orienta por um pensar histórico voltado para a expansão permanente do ato de pensar, de ler e de escrever imbricado ao respeito às diferenças. Além disso, é explicitada a elaboração do Planejamento da Aula/ Problematização inicial e de 3 atividades pedagógicas da “Aula como conversa: Caderno de Atividades de História” (Apêndice) sobre “Anos dourados e o Quarto de Despejo sob o olhar de Carolina Maria de Jesus”, cuja temática aborda os anos de 1950 do Governo Juscelino Kubitscheck (JK) no Brasil. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.064KB/516 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Ensino de História. Mediação de perguntas e respostas. Letramento histórico. Raciocínio histórico. Prática discursiva. | - |
Título: dc.title | JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DA PERMANENTE PROBLEMATIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons