JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DA PERMANENTE PROBLEMATIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, Sergio Felipe Moraes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-01T16:35:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-01T16:35:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
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identificador: dc.identifier.otherJOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DA PERMANENTE PROBLEMATIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA-texto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703700-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho tem por objetivo investigar como a mobilização da relação de perguntas e respostas no Ensino de História articulada ao raciocínio histórico pode contribuir com o desenvolvimento da leitura, da escrita e da compreensão dos processos históricos pelos estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa sobre a mediação de perguntas e respostas ancora-se no referencial teórico-metodológico fornecido por Wertsch (1993;1999) e pela análise discursiva foucaultiana (FOUCAULT, 1997; 2019a) como norteadores da discussão, da crítica e da busca do entendimento da “mediação” como responsável por articular o “saber” e o “fazer” no trabalho pedagógico (MONTEIRO, 2007; 2019). Distancia-se e problematiza a divisão entre os que sabem e os que aplicam (docentes e discentes) o que os outros sabem. Desse modo, é vinculada a pesquisa bibliográfica sobre as temáticas do letramento, do letramento histórico (ROCHA, 2021) e do raciocínio histórico relacionadas à mediação da docência no Ensino de História e voltadas para o objeto de análise: a relação de perguntas e respostas. E é realizada a análise discursiva dos enunciados pedagógicos “preguntas de examen”, “preguntas auténticas” e “enseñanza recíproca” como forma de revisitar os escritos de Wertsch (1993;1999) pela lente teórica foucaultiana. A expectativa é a defesa da mediação de perguntas e respostas na aula como uma explicação com o aluno, e não para o aluno. Como produção didática, a proposta de “jogo de perguntas e respostas no Ensino de História” é explicada e se orienta por um pensar histórico voltado para a expansão permanente do ato de pensar, de ler e de escrever imbricado ao respeito às diferenças. Além disso, é explicitada a elaboração do Planejamento da Aula/ Problematização inicial e de 3 atividades pedagógicas da “Aula como conversa: Caderno de Atividades de História” (Apêndice) sobre “Anos dourados e o Quarto de Despejo sob o olhar de Carolina Maria de Jesus”, cuja temática aborda os anos de 1950 do Governo Juscelino Kubitscheck (JK) no Brasil.-
Tamanho: dc.format.extent1.064KB/516 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Ensino de História. Mediação de perguntas e respostas. Letramento histórico. Raciocínio histórico. Prática discursiva.-
Título: dc.titleJOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DA PERMANENTE PROBLEMATIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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